Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Criatividade

Coluna foi publicada nesta terça-feira (16)

Manoel Goes Neto | 16/04/2024, 10:14 10:14 h | Atualizado em 16/04/2024, 10:14

Imagem ilustrativa da imagem Criatividade
Manoel Goes é produtor cultural, escritor e diretor no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) |  Foto: Acervo pessoal

Dentro das projeções mais otimistas, uma necessidade se desenha, a de que todos nós teremos que exercitar, e muito, a criatividade em todos os níveis. A criatividade está sendo uma ferramenta importante de prosperidade e empreendedorismo, por mais difíceis que os tempos nos possam parecer.

Ser criativo para algumas pessoas, com novas ideias, diferenciadas e até brilhantes, nos parece ser muito fácil. Já para outras nem tanto. Acredito que a criatividade é um dom natural que, quando cultivado adequadamente, nos permite realizar coisas extraordinárias. Usar a imaginação enriquece a mente e as experiencias das nossas vidas.

Nem os meus mais de 30 anos convivendo com artistas, escritores e poetas, jamais conheci um artista desinteressado ou indiferente aos fatos ao seu redor. Todos sempre com grande prazer no que faziam e com muita vontade de inovar sempre. Todos eles sempre com um diferente brilho no olhar, emanando uma vitalidade evidente.

Sempre tive um fascínio muito grande em conviver com pessoas talentosas, ficando ainda mais claro para mim que as pessoas criativas como os artistas têm traços diferenciados e bem identificáveis. A capacidade criativa é algo que todos nós temos, disso não tenho dúvida alguma. Todos nós somos capazes de sermos artistas de um tipo de arte.

Exercemos as nossas criatividades quando sonhamos acordados, imaginando várias situações e, até mesmo, quando mentimos.

O importante é ter autoconfiança, acreditar que podemos encontrar nosso caminho, empreendendo com a nossa criatividade. Temos que reunir confiança suficiente para superar as dúvidas, os medos, e acreditar que podemos e teremos sucesso.

Vejamos o exemplo dos Beatles, um grupo de jovens com tempo livre e que teve a segurança suficiente para convencer a si próprios, e depois ao mundo inteiro, que eram músicos e de qualidade. Eles não esperaram ser convidados, acreditaram e foram em frente.

Estamos no mês do Dia Internacional das Artes (15 de abril) e do Dia Mundial da Criatividade, World Creativity Day, que se celebra no dia 21 de abril em várias cidades do mundo, com o objetivo de fomentar e aumentar a consciência do papel da criatividade em todos os aspectos que já abordei aqui nesse texto, com desenvolvimento humano, alertando da importância da inovação na solução de diversos problemas globais.

O World Creativity Day é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, e a mais antiga cidade do Espirito Santo, Vila Velha (1535), berço da colonização do solo espírito-santense, recebe pela primeira vez no Sítio Histórico da Prainha, na Pousada Vilazinha, nos dias 19, 20 e 21, extensa programação desse festival: tour histórico, caminhada pelas trilhas do Convento da Penha, painéis sobre turismo e música como ferramentas de inclusão e economia criativa, saraus poéticos e workshops. Tudo gratuito.

Os artistas visuais não pedem permissão para pintar. Os escritores, para escrever. Os cantores para cantar. Atores para atuar. Simplesmente vão lá e fazem.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: