Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Festa da Penha: 454 anos de fé e devoção

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (27)

Manoel Goes | 27/03/2024, 10:38 10:38 h | Atualizado em 27/03/2024, 10:37

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Penha: 454 anos de fé e devoção
Manoel Goes é produtor cultural, escritor e diretor no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) |  Foto: Divulgação

Relatam os historiadores que o Convento da Penha propriamente dito foi fundado em 1651, praticamente 80 anos depois da morte do irmão leigo franciscano Pedro Palácios, que havia chegado em Vila Velha nos anos 1558, e construiu no alto da Penha um oratório (ermida), onde colocou a estampa de Nossa Senhora das Alegrias, e a escultura em madeira de Nossa Senhora da Penha, que mandara vir de Portugal.

Portanto, não foi frei Pedro Palácios quem construiu o convento, mesmo porque não tinha atribuição para decidir por essa fundação, e aqui estava sozinho, tendo chegado já um ancião para a época, com 58 anos de idade.

A obra do Convento contou com trabalho de devotos, de indígenas e de escravos africanos, existindo lá inclusive uma senzala que chegou a ter 60 serviçais, que atuavam também na manutenção. Foi a partir de 1639 que o então Guardião do Convento da Penha, Frei Paulo de Santo Antônio, transformou a então ermida em altar-mor e começou a construir a igreja que, com o passar dos anos, foi se ampliando até tomar a forma atual.

Festa da Penha é um patrimônio histórico-cultural-imaterial nacional de grande relevância, nos quase cinco séculos de história dos capixabas. Temos no Convento da Penha maravilhosas obras de arte de vários autores, de várias épocas, destacando-se as de Benedito Calixto, de Vitor Meireles, e as de Carlo Crepaz.

A autoria da tela de Nossa Senhora das Alegrias e de Nossa Senhora da Penha, trazidas por Frei Pedro Palácios, é de autor desconhecido. Acontecerá também a primeira Vilazinha Feira Sacra (de 5 a 8 de abril) na Pousada Vilazinha com obras de artes e artesanatos de artistas da terra. O Convento da Penha é um ícone capixaba e brasileiro que é obrigatório conhecer, principalmente para desfrutar do belíssimo visual, visto do alto, das terras capixabas.

A festa de Nossa Senhora da Penha será realizada como sempre no Convento da Penha (única arquitetura em forma de Cidadela Medieval do Brasil), no Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha, este ano entre 31 de março e 8 de abril (a festa é em data móvel), é uma homenagem à Padroeira do Espírito Santo, com vasta programação religiosa, tendo o ápice na Romaria das Famílias (antiga Romaria dos Homens).

É o maior evento religioso do Estado e a terceira maior Festividade Mariana do Brasil (sendo esperados 2 milhões de fiéis e turistas), que completa, neste ano, 454 anos de festividades ininterruptas. Nem mesmo os tempos difíceis de pandemia impediram a realização da Festa da Penha por dois anos seguidos, sendo realizada, com grande sucesso e fervor, de maneira virtual pela TV e pelas redes sociais, uma demonstração de fé na era tecnológica.

Com o tema “Ó, Vem Conosco, Vem Caminhar, com muita fé e devoção, em que todos os freis e voluntários estarão prontos para receber todos de braços abertos nesses nove dias sob as bênçãos de Nossa Senhora da Penha, a Mãe das Alegrias.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: