Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Sustentabilidade e gestão de resíduos no setor privado

Coluna foi publicada no sábado (13)

Felipe Cocco | 15/04/2024, 11:35 11:35 h | Atualizado em 15/04/2024, 11:35

Imagem ilustrativa da imagem Sustentabilidade e gestão de resíduos no setor privado
Felipe Cocco é engenheiro ambientalista e especialista em gestão de resíduos |  Foto: Divulgação

O descarte adequado de resíduos não é um desafio só do poder público. Essa, na verdade, é uma questão que envolve todos os atores sociais. Os cidadãos precisam fazer o descarte domiciliar de forma correta, e os municípios têm o compromisso com a coleta e a destinação adequadas. Mas, na nossa arquitetura social, existem ainda empresas, de diversos ramos, que também precisam se preocupar com a forma como fazem a gestão dos resíduos.

Essa conscientização impacta diretamente a preservação do meio ambiente e a forma como as organizações se posicionam perante os públicos de interesse. Por outro lado, a má gestão dos resíduos pode causar, além de danos ao meio ambiente, implicações legais e financeiras.

Entre os prejuízos à natureza, dependendo do perfil de cada empresa, o descarte inadequado de resíduos pode resultar em poluição do solo, da água e do ar, afetando ecossistemas, contribuindo para a perda de biodiversidade, provocando mudanças climáticas e prejudicando a saúde humana.

Sobre as implicações econômicas, vale destacar que as regulamentações governamentais estão a cada dia mais rigorosas em relação à gestão de resíduos, impondo multas pesadas e penalidades para as organizações que não cumprem as normas estabelecidas. A má gestão de resíduos também reflete na reputação das empresas, provocando a perda de confiança dos clientes e afetando o posicionamento delas no mercado.

Adotar práticas eficazes de gestão de resíduos, por outro lado, proporciona uma série de benefícios. A destinação adequada pode resultar em economia de custos em longo prazo. Isso porque, ao implementar medidas de redução, reutilização e reciclagem, as empresas podem reduzir custos operacionais, minimizar a necessidade de descarte em aterros sanitários e até gerar receita com a venda de materiais recicláveis.

Vale citar, também, que práticas de produção mais limpas e eficientes otimizam recursos e contribuem para o desenvolvimento de soluções que reduzem o impacto ambiental da operação da empresa. E, se por um lado a má gestão dos resíduos prejudica a reputação das empresas, a boa gestão resulta no reforço da imagem positiva e na construção de uma marca sustentável.

Mas como fazer essa destinação adequada e ter acesso a esses benefícios? Atualmente, existem no mercado empresas que oferecem serviços personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada organização, seja ela de qualquer segmento. Isso significa que elas cuidam de todo o processo da gestão de resíduos, e as organizações contratantes não precisam desenvolver metodologias próprias ou investir em equipe e equipamentos para isso.

A destinação adequada de resíduos deve ser uma prioridade para as empresas do setor privado. Mais do que uma obrigação ética e legal, é uma iniciativa que melhora a eficiência operacional e fortalece o compromisso delas com a sustentabilidade.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: