Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Torta Capixaba: um prato tradicional que cuida da sua saúde

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (01)

Redação do Jornal A Tribuna | 01/04/2024, 13:52 13:52 h | Atualizado em 01/04/2024, 13:52

Imagem ilustrativa da imagem Torta Capixaba: um prato tradicional que cuida da sua saúde
Roger Bongestab é cirurgião e nutrólogo |  Foto: Leone Iglesias/AT

A torta capixaba é um prato emblemático do Espírito Santo, com história de tradição de 400 anos. Seu consumo é apreciado principalmente durante a Semana Santa e a Páscoa, mas há pessoas que não abrem mão da iguaria em outros períodos do ano. A receita se origina nos tempos coloniais do Brasil, quando a presença dos povos originários incentivava o consumo de peixes e mariscos frescos. O seu consumo durante a Semana Santa se popularizou porque os portugueses, praticantes do cristianismo, faziam jejum de carne vermelha durante o período, abstenção que é praticada por muitos brasileiros até hoje.

Ao contrário dos calóricos chocolates consumidos nessa época, a torta capixaba pode ser consumida com menos peso na consciência, e na balança. Isso porque ela é feita com uma variedade de ingredientes frescos que nos oferecem muita riqueza nutricional.

Os ingredientes básicos do prato incluem bacalhau, camarão, siri, ostras ou mexilhões, palmito, tomate, cebola, alho, coentro, azeite de oliva e ovos que, juntos, oferecem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a boa saúde. As proteínas desempenham papel vital na construção e reparação dos tecidos corporais, incluindo músculos. Os frutos do mar usados na torta são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade.

Podemos destacar que, comparada com tortas que levam carnes vermelhas e grande quantidade de queijo, a capixaba é baixa em gorduras saturadas. Os frutos do mar e azeite de oliva são fontes de gorduras insaturadas. Portanto, são benéficas para a saúde cardiovascular. Por utilizar o bacalhau, a torta capixaba também tem altos índices de ômega-3, que ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e a pressão arterial.

Em relação às vitaminas e aos minerais da torta, podemos destacar o camarão e o palmito, que são ricos em vitaminas do complexo B, vitamina D, cálcio, ferro e zinco, fundamentais para diversas funções corporais, desde a produção de energia até a saúde dos ossos e sistema imunológico. O palmito também enriquece a torta com fibras, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitamina C, contribuindo para a saúde digestiva, óssea, muscular e imunológica.

Além das proteínas e ômega-3, o bacalhau tem alto valor nutricional por fornecer uma quantidade significativa de vitaminas A, D, E, B6 e B12, além de minerais como magnésio, fósforo, cálcio e sódio. Esses nutrientes desempenham papéis essenciais na integridade neuronal, memória, saúde óssea, antioxidantes e produção de colágeno.

A torta capixaba, dependendo do modo de preparo, também tem baixo teor calórico. Os ingredientes frescos e naturais ajudam nesse quesito. Porém, há aqueles que abusam da quantidade de azeite no preparo e na hora de servir, e também consomem porções exageradas.

Cada família tem uma receita especial da torta capixaba, adaptada ao paladar e aos costumes caseiros. Há aqueles que não abrem mão de fazer a iguaria em casa. Outros preferem a praticidade de comprar pronta, encomendando em pontos já tradicionais de venda aqui no Estado, como a Ilha das Caieiras. Fato é que a ela não pode faltar na mesa do capixaba.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: