Search
domingo 17 dezembro 2017
  • :
  • :

Dez infrações que mais causam multas

Dirigir segurando o aparelho celular tem sido a infração mais cometida por motoristas da capital neste ano, segundo o ranking da Prefeitura de Vitória. O levantamento, realizado pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória, mostrou que de 1º de janeiro até a última semana foram aplicadas 7.976 multas só por essa razão. Dessa forma, para o secretário Tyago Hoffmann, à frente da pasta, a estatística mostrou como o motorista tem arriscado a própria vida e a vida das demais pessoas que circulam pela cidade.

“Temos percebido que essa infração com o celular não vem diminuindo com o tempo, o que é muito ruim. Mostra que os motoristas estão insistindo numa prática muito perigosa. Para piorar, antes as pessoas só falavam, agora leem mensagens e escrevem”, destacou Hoffmann.

Ele lembrou que, além de mais comum, a prática tem motivado muitos acidentes por conta da distração que causa o celular. “Se ficarmos por cinco segundos olhando o celular para ler uma mensagem, a 60 quilômetros por hora, são percorridos mais de 100 metros. Isso significa 100 metros que o motorista sequer viu o que tinha à sua frente”, alertou.

De acordo com a legislação vigente, quem comete essa falha recebe penalidade gravíssima, ou seja, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47. Abaixo do uso do celular ao volante está o erro de estacionarem desacordo coma regulamentação do estacionamento rotativo. De 1º janeiro até a última semana,foram registradas 6.665 multas por esse motivo.

Educação

Para tentar reduzir as infrações, o secretário informou que o município tem investido em ações educativas. “Nossos hábitos modernos têm feito com que as pessoas coloquem vidas em risco. Temos apostado em projetos de educação, que já atingiram mais 3 mil pessoas neste ano em escolas, bares e pontos de conflito para construir uma nova geração de motoristas.”

Jéssica Cardoso




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *