X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Cai número de pessoas vivendo na pobreza e na extrema pobreza no ES

Em nível nacional, mais de 8,5 milhões saíram da pobreza no último ano


O número de pessoas vivendo na pobreza e na extrema pobreza no Espírito Santo diminuiu. Os dados são do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que divulgou na última sexta-feira (19) o estudo IJSN Especial Pobreza nos estados brasileiros 2023.

Em 2023, a redução foi de 3,6 pontos percentuais (p.p) da pobreza e 1,4 p.p da extrema pobreza. De acordo com o estudo, no ano de 2022 haviam no Estado quase 1,1 milhão de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, número que, em 2023, passou para 955 mil pessoas. Já em relação a extrema pobreza, o Espírito Santo em 2022 tinha 169 mil nesta faixa, enquanto no ano passado 111 mil pessoas se encaixaram nesta condição.

No cenário nacional, na comparação de 2022 e 2023, a taxa de pobreza do Brasil caiu de 31,6% para 27,5%, menor taxa desde o ano de 2012. No ano passado, o País tinha cerca de 59 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza — mais de 8,5 milhões de indivíduos saíram da pobreza no último ano. Já a taxa de extrema pobreza diminuiu de 5,9% para 4,4% entre 2022 e 2023.

O estudo também analisou o rendimento médio mensal real que, no Estado, ficou acima da média nacional. Segundo o IJSN Especial, no Espírito Santo em 2023 o valor ficou em R$ 2.907, enquanto no Brasil o rendimento foi de R$ 2.846. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: