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Economia

Especialistas temem o esvaziamento do aeroporto de Vitória

Risco ocorre devido à restrição de voos de Vitória para o Santos Dumont (RJ). Governo e bancada federal tentam manter conexão direta


Imagem ilustrativa da imagem Especialistas temem o esvaziamento do aeroporto de Vitória
Movimentação na área de embarque do aeroporto de Vitória: terminal fica a 418 quilômetros do Santos Dumont, onde foram limitados voos a uma distância de 400 km |  Foto: João Vitor Gomes

Com a restrição de voos do aeroporto de Vitória para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, empresários e autoridades temem o esvaziamento do terminal capixaba e impactos na economia e no turismo do Estado.

O aeroporto Santos Dumont foi limitado para voos a uma distância de 400 km e o aeroporto de Vitória fica a 418 quilômetros do Santos Dumont. Com isso, já está havendo encarecimento do preço da passagem para o estado vizinho.

Fernando Otávio Campos, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes) e diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES) disse que a situação prejudica muito o potencial turístico do Estado.

“Se fecha uma conexão com o mundo, deixa de ter uma porta para o turismo. Recentemente, antes dessa informação surgir, em um evento do setor de turismo, agências e empresas de turismo já reclamavam da dificuldade de 'vender' o Estado, por ter poucas conexões, então isso agora dificulta ainda mais”, contou.

Campos destacou que a carência de voos ligando com o Rio de Janeiro também prejudica o setor empresarial, pois há várias empresas com matrizes no estado vizinho.

O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, disse que a entidade vê a situação com bastante preocupação.

“Para o turismo e para muitos negócios o Estado é uma extensão do Rio de Janeiro. Ir e retornar ao Rio é uma rotina, inclusive, para muitos profissionais”, disse.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, afirmou que a linha com o Santos Dumont representa 28% da operação do aeroporto de Vitória.

“As duas cidades, os dois estados, têm cooperação numa série de serviços obrigatórios, como Justiça e Receita Federal, por exemplo. Economicamente, temos muitas empresas com atuação lá e cá, caso do complexo de petróleo e gás”, destacou.

Foi criado um grupo de trabalho para avaliar o pedido do governo do Estado e da bancada federal capixaba para manutenção dos voos diretos entre os aeroportos.

“Apresentamos a proposta para que o limite de 400 km possa ter uma tolerância de 10%, isso colocaria o Estado novamente para descer Santos Dumont. Temos hoje em torno de 1 milhão de pessoas por ano em Vitória”, explicou o deputado federal Evair de Melo.

VOCÊ SABIA?

A companhia Azul, por exemplo, não oferece mais voos diretos entre Vitória e Rio de Janeiro, desde o dia 1º de outubro.

Para ir ao Rio de Janeiro é preciso se deslocar ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Ou seja, uma viagem de 40 minutos dura três horas ou mais.

REALOCAR VOOS EM ANÁLISE

O encerramento das viagens diretas de Vitória para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a partir de janeiro de 2024, coloca o Aeroporto do Galeão, localizado na Ilha do Governador, com a probabilidade de absorver o impacto criado na diminuição de voos.

A definição, porém, depende da decisão estratégica das companhias aéreas e de estudos relativos à realocação de slots, ou seja, de quantos voos o Galeão pode receber de cada companhia, segundo as definições técnicas.

Procurada pela reportagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por regular o setor, explicou que a definição das frequências de voos do aeroporto do Galeão ainda não foi concluída e só deverá ocorrer no final de dezembro.

Uma preocupação, porém, é sobre o remanejamento de voos já adquiridos. Segundo a Anac, essa tarefa deve ser realizada pelas próprias companhias aéreas junto aos passageiros, movimento que já está ocorrendo.

No entanto, a agência diz não poder afirmar que todos os voos foram realocados. O objetivo da mudança no Santos Dumont é limitar o fluxo de passageiros em 10 milhões já em 2023, explica a agência reguladora.

Essa alteração fez com que o percentual da oferta de assentos que o percurso Vitória ao Rio de Janeiro representa ao aeroporto capixaba reduzisse para 16%, de acordo com dados da Zurich Airports, concessionária do terminal.

ENTENDA

> Esvaziamento

- O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a criação de grupo de trabalho para avaliar o pleito do governo do Estado e da bancada federal capixaba para manutenção dos voos diretos entre os aeroportos de Vitória e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

- O tema foi tratado, uma vez que as empresas aéreas começaram a reduzir o número de voos diretos desde 1º de outubro e com isso foram sentidos impactos nos preços das passagens e na queda na movimentação de passageiros, na capital capixaba.

- Isso porque uma Resolução do Conselho de Aviação Civil da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério dos Portos e Aeroportos, publicada em 10 de agosto no Diário Oficial da União, limita a operação do Santos Dumont para aeroportos a até 400 km de distância.

- Em vigor a partir janeiro de 2024, a nova norma veta voos diretos para Vitória, que está a 418 quilômetros da capital fluminense.

- Com o grupo de trabalho, foi apresentada ao ministro Silvio Costa a realidade e os impactos da suspensão da operação, que entendeu ser justa a motivação para a permanência da conexão direta com o Santos Dumont.

- Com o cancelamento de voos da Azul, em 1º de outubro, a movimentação caiu para 16%.

- Gol e Latam mantêm sete voos diários juntas e ainda consta no sistema do Vitória Airport Slots para janeiro de 2024, mas que podem ser cancelados a qualquer momento.

Fonte: pesquisa AT

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