X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Gigantes do comércio vão abrir 79 lojas no ES a partir deste ano

Supermercados, calçados e materiais de construção estão entre os produtos que serão vendidos nos estabelecimentos


Imagem ilustrativa da imagem Gigantes do comércio vão abrir 79 lojas no ES a partir deste ano
Vários supermercados estão com novos investimentos |  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Gigantes do comércio, entre redes de supermercados, material de construção e de calçados, vão abrir 79 lojas no Estado a partir deste ano.

Segundo fontes do mercado, o Estado tem população com boa renda, o ambiente de negócios é dos melhores no País, governo do Estado e municípios estabilizados e com atrativos fiscais, e a expectativa é de um crescimento econômico acima da média nacional nos próximos anos.

O vice-presidente da Federação do Comércio (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, explica que o Estado oferece  diferenciais de atratividade.

“Grandes empreendimentos demandam por muitos produtos, os mais diversos serviços e ocupação de mão de obra direta e indireta. Contratam muitas outras empresas para prestar serviços. Essas, também, precisam de pessoas e produtos.”

Bergamin entende que com governo e empreendedores caminhando juntos, com desoneração de impostos e oferta de incentivos, o Estado e a sociedade ganham mais.

O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, destaca que  é importante a chegada de novas redes ao Estado.

“É sinal que o Estado é promissor e está apto a novos investimentos. O setor comercial como um todo é  dinâmico quando se fala em fusões de empresas, ampliações e novas redes”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Gigantes do comércio vão abrir 79 lojas no ES a partir deste ano
Rayza Coutinho falou das novas lojas autônomas que apostam na honestidade dos clientes |  Foto: Divulgação

Um dos exemplos é o Grupo Coutinho com os minimercados Extrabom Be Honest. A rede deve inaugurar até 50 unidades neste ano. Até o momento são 16 unidades em funcionamento e entre três a quatro  lojas serão abertas por mês, segundo a head do Extrabom Be Honest, Rayza Coutinho.

Os minimercados funcionam em condomínios residenciais e comerciais na  Grande Vitória. “O grupo já planejava implantar os mercados autônomos e em uma busca pelo Brasil encontrou o Be Honest em Minas Gerais”, explicou.

Rafael Guimarães, representante do Grupo Los Neto, destaca que os planos são de nos próximos 12 meses ampliar a rede em 10 unidades. O grupo trabalha com franquias, tem hoje  55 unidades, e quer ter uma loja de cada bandeira em cada uma das 78 cidades do Estado.

Gigantes do comércio

As gigantes do comércio que abrirão 79 lojas no Espírito Santo apostam na renda da população capixaba e nas boas condições da economia, além de acreditarem na melhora geral do poder de consumo.

Os empresários e especialistas apontam a estabilidade econômica do Estado, com ambiente de negócios favorável, como um dos fatores para favorecer novos investimentos, chegada de novas empresas e ampliações de negócios.

1- Calçados

Grupo Los Neto

- O grupo Los Neto, uma das maiores redes varejistas de calçados e acessórios do Espírito Santo e que atua com franquias, planeja a abertura de 10 novas lojas franqueadas nos próximos 12 meses, em diferentes cidades capixabas. Os planos são de ter uma franquia de cada bandeira em cada cidade do Estado.

- Hoje a rede conta com 55 lojas, sendo 54 no Estado e uma no Rio de Janeiro. Com uma visão inovadora no atendimento ao cliente e uma grande variedade de produtos e marcas, o grupo amplia cada vez mais sua atuação através das franquias.

- O grupo tem quase 30 anos, sendo 10 trabalhando com franquias, e está associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF). O grupo trabalha para fortalecer o número de clientes, atuando também com o e-commerce (comércio eletrônico).

2 - Material de construção

Rede Construbom

- Planeja novas lojas associadas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Nova Venécia, Pinheiros, Castelo e Marataízes, em diferentes regiões do Estado. O objetivo é ter ao menos uma loja em cada uma das seis cidades capixabas.

- Há a expectativa de prospecção de novos associados. Entretanto, a rede tem o cuidado para que a expansão aconteça de maneira ordenada e coerente ao negócio.

- Atualmente, são mais de 650 empregos diretos e há a perspectiva de um aumento considerável, a curto prazo, uma vez que as lojas da rede Construbom estão em ampliação, aumentando com constância o mix de produtos e volume de vendas.

- No momento, a Rede Construbom é formada por 46 lojas associadas, sendo uma das maiores redes de material de construção do Espírito Santo. São 45 unidades no Estado e uma em Minas Gerais, na cidade de Aimorés.

- A Rede Construbom nasceu em Vitória, originária de um grupo de associados que juntos se tornaram a maior rede de lojas de material de construção do Espírito Santo.

Rede Disensa

- Uma das maiores redes de material de construção da América Latina, que faz parte da gigante suíça do concreto Lafarge-Holcim, planeja ter mais oito unidades no Estado. Atualmente são duas lojas, uma em Vila Velha e outra em Linhares.

- No Brasil, a Rede Disensa foi lançada em 2018, no Rio de Janeiro, com planos de expansão para 350 lojas nos próximos cinco anos, em vários estados brasileiros.

- O objetivo é ser o destino preferido para quem tem necessidades de reformas e a referência no varejo no setor da construção.

- A rede conta com mais de 200 unidades no País, em estados a exemplo de Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A marca atua por meio do trabalho de franquia de conversão, uma solução que transforma lojas já existentes em membros da rede.

3 - Papelaria

Papelaria Rainha

- A papelaria está ampliando sua unidade, com maior variedade de produtos e inovando com uma cafeteria junto à unidade em Vila Velha.

- Fundada em 1993, com pouco mais de 12 metros quadrados e com apenas dois funcionários, a Rainha passou por outras expansões em 2002, 2008 e 2018.

- Hoje, a papelaria Rainha ocupa uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados, com quatro salas equipadas para cursos diversos, cerca de 40 funcionários, estacionamento, loja climatizada, informatizada e som ambiente. Vem se destacando fortemente na área artística, realizando cursos e eventos.

- Atualmente atua com vendas on-line, atendendo todo o País. A fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável e de cumprir com sua responsabilidade socioambiental, em 2019, a empresa implementou um sistema de geração de energia solar.

4 - Supermercados

Grupo Coutinho

- Está em processo de instalação dos minimercados Extrabom Be Honest em condomínios residenciais e comerciais na Grande Vitória. O novo investimento pioneiro do Grupo Coutinho no Espírito Santo tem como sócio a startup mineira Be Honest. A expectativa é de que sejam inauguradas 50 unidades neste ano. Até agora foram 16 operações.

- O Grupo Coutinho, primeira empresa a entrar no modelo de negócios criado para os grandes supermercadistas com foco no segmento de minimercados, tem como meta a criação de 200 minimercados nos próximos cinco anos, sendo deste total 50 ainda em 2023 nas cidades de Serra, Vila Velha e Vitória – que são os municípios no foco inicial do investimento.

- Criado para oferecer comodidade e praticidade aos capixabas, o Extrabom Be Honest é uma loja de autoatendimento, onde o cliente precisa apenas escolher seus produtos e efetuar o pagamento via aplicativo Be Honest ou totem de pagamento. A unidade fica instalada no interior de condomínios ou empresas, halls de entrada, com acesso 24 horas, durante sete dias da semana.

- Cada minimercado conta com estoque entre 350 a 500 itens, com mix personalizado de acordo com a demanda, variando conforme a quantidade de pessoas, espaço e público. Os pontos capixabas contam com produtos de conveniência, como bebidas, congelados, refrigerados, lanches rápidos (snacks), higiene pessoal, limpeza, picolés e sorvetes, entre outros.

Assaí Atacadista

- A empresa vai inaugurar sua primeira loja no Espírito Santo na  quinta-feira, às 9 horas. Além disso, fontes do mercado contaram à reportagem que o Assaí Atacadista planeja outros três empreendimentos no Estado, na Grande Vitória e também em cidades de outras regiões do Estado.

- Em entrevista em junho ao jornal A Tribuna, o diretor de Operações Sudeste da Assaí, Luiz Carlos Araújo, revelou que Vitória e Vila Velha são dois municípios que chamam a atenção da empresa, que vai abrir outras unidades no Estado.

- A primeira loja da rede fica localizada na Avenida Iriri, no bairro Planalto de Carapina. A loja fica próxima ao Shopping Laranjeiras e do Parque Residencial Laranjeiras, uma região nobre da cidade e perto do centro comercial.

- A unidade fará parte da geração mais moderna de lojas do Assaí. Isso significa um espaço totalmente climatizado, corredores largos e espaçosos, grande número de caixas de pagamento, maior variedade de produtos. A rede comercializa produtos no varejo (venda em pequenas quantidades) e no atacado (em grandes volumes).

Supermercados BH

- A rede de supermercados de Minas Gerais assumiu todas as lojas que antes eram operadas sob as bandeiras Epa/Mineirão. São 34 lojas, sendo 13 no formato atacado e outras 21 no formato varejo. As unidades terão transição completa até  quarta-feira. Essa expansão é considerada um marco significativo para o Supermercados BH.

- A expansão para o Espírito Santo é vista como uma oportunidade estratégica da rede BH que está alinhada à busca por crescimento contínuo e novos mercados. O BH está empenhado em contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

- O Supermercados BH tem outras 260 lojas em 85 cidades de Minas Gerais. A rede nasceu da visão empreendedora que conduziu Pedro Lourenço de Oliveira a abrir em maio de 1996 sua primeira mercearia, no bairro São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Grupo Carone

- Uma loja do SempreTem Atacarejo será inaugurada em Jacaraípe, na Serra, neste mês de agosto, segundo o diretor-presidente do grupo, William Carone Júnior. 

- O ponto é o oitavo no modelo atacado da empresa, que tem ainda 10 empreendimentos no varejo. São 4.800m de área de venda e cerca de 12 mil m de área construída. O grupo planeja adquirir novas áreas para construir unidades no Estado.

- Com as marcas Carone e SempreTem, o grupo está presente em toda a Grande Vitória, nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica e nas principais cidades do interior do Espírito Santo.

Fonte: Empresas citadas, empresários e especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: