X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Novas tecnologias mudam as rotinas dos condomínios

Minimercados autonômos, armários digitais e lavanderias estão entre os novos serviços oferecidos aos moradores


Imagem ilustrativa da imagem Novas tecnologias mudam as rotinas dos condomínios
|  Foto: Freepik

Cada vez mais serviços são oferecidos por empresas e franquias dentro dos condomínios residenciais, com novas tecnologias, a exemplo dos lockers (armários digitais), geladeiras inteligentes, minimercados autônomos, carregadores de carro elétrico e lavanderias.

Esses formatos de negócios ganharam muita força no período da pandemia, com o isolamento social, e hoje está consolidado dentro dos residenciais, segundo Gedaias Freire da Costa, presidente do Sindicato Patronal de Condomínios do Estado do Espírito Santo (Sipces).

Além disso, combinam a ultraconveniência com a personalização. “São serviços que vieram para ficar, e que vão sendo customizados para atender os moradores, com tecnologias. Atendem muita demanda à noite, principalmente, e nos fins de semana. É uma grande facilidade para os condôminos”, explicou.

A rede de lavanderia 5àsec, por exemplo, está investindo nos lockers, e o formato pode ser instalado pelos franqueados que já compõem a rede em condomínios. Ao menos um residencial em Vitória já conta com um desses armários digitais.

Além disso, a marca possui o modelo de autosserviço, que são lavanderias self-service. “Também podem ser implantadas em condomínios, e nesse formato, a rede está com plano de expansão para o Estado com a marca LavPop by 5àsec, que visa abertura de 6 lojas até 2025 em diferentes cidades”, informou a assessoria, por nota.

As geladeiras inteligentes são outro destaque entre serviços nos condomínios. As do Zé Express, por exemplo, têm câmeras inteligentes e usam inteligência artificial para identificar os produtos retirados. Após cadastro inicial, basta escanear o QR Code, abrir o aparelho, e a cobrança é feita de forma automática.

A Omo Lavanderia é outro serviço presente em condomínios do Estado. No empreendimento Bal Harbour, por exemplo, que está na fase de obra no bairro Barro Vermelho em Vitória, haverá uma lavanderia da Omo.

O negócio surgiu com objetivo de facilitar a rotina dos moradores, levando comodidade, agilidade e ultraconveniência.

“Em 3 anos de operação, lançamos soluções disruptivas para o mercado, que fomentaram a construção do nosso ecossistema completo de cuidados para roupas e tecidos”, disse Teo Figueiredo, CEO da Omo Lavanderia.

Loja conceito de minimercado

O Extrabom Be Honest, empresa de mercados autônomos do grupo Coutinho, mira ter 70 lojas em operação até o fim do ano.

Atualmente com 35 unidades em funcionamento, a empresa vem se destacando por sua qualidade no mix de produtos, eficiência logística e atendimento aos síndicos dos condomínios.

Todas são as unidades autônomas, são abastecidas pelas lojas Extrabom, que contam com o apoio de separação do e-commerce. Sendo assim, possibilitando implementar todos os produtos disponíveis no supermercado.

Marcelo Carneiro, sócio-diretor de expansão da empresa, cita que grande parte de novos clientes estão vindo de indicações, sendo o principal canal de aquisição da empresa.

Recentemente, inauguraram uma loja conceito no condomínio Super Quadra B, localizado em Vitória. “Ainda é cedo para dizer os resultados da loja, mas, acreditam ser a próxima promessa de faturamento e resultado da empresa, juntamente com o condomínio Jardins, também em Vitória”.

Saiba mais

Lockers (armários digitais)

Imagem ilustrativa da imagem Novas tecnologias mudam as rotinas dos condomínios
Armários digitais, em que morador deixa peças de roupas para serem lavadas e depois as retira via QR Code |  Foto: Divulgação

A rede de lavanderia 5àsec, conta com os lockers como um modelo de negócio diferenciado no mercado de franquias. Também conhecido como armário digital, o formato pode ser instalado pelos franqueados que já compõem a rede em condomínios residenciais. Já tem condomínio em Vitória com o serviço.

Após fazer o cadastro, o cliente entra no aplicativo da 5àsec para informar que colocou as peças de roupas no armário e em qual porta. A loja mais próxima recebe a informação e providencia a coleta das peças. A devolução das roupas limpas é feita em até 48 horas na mesma porta do armário. O destravamento da porta é feito por meio de QR Code.

O locker surgiu graças a uma demanda dos próprios empresários, que buscavam a abertura de pontos de coletas dentro de condomínios para atendimento em horários alternativos.

Minimercados autônomos

- Extrabom Be Honest

Um dos mercados autônomos de maior sucesso no Estado, o Extrabom Be Honest, do grupo Coutinho, já tem 35 lojas em funcionamento e plano de chegar a 70 unidades até o fim do ano. São lojas de autoatendimento, onde o cliente precisa apenas escolher seus produtos e efetuar o pagamento via aplicativo Be Honest ou totem de pagamento.

Recentemente, inauguraram uma loja conceito no condomínio Super Quadra B, em Vitória, com mais de 550 apartamentos atendidos, em um contêiner com 15 metros quadrados com 550 produtos diferentes, sendo que as categorias com maior procura são cervejas, sorvetes/picoles e chocolates.

- Minha Quitandinha

Outro exemplo de minimercados disponível em condomínios do Estado são os da franquia Minha Quitandinha. Nele o morador usa um aplicativo para entrar no estabelecimento, escolhe os produtos, efetua as compras pagando pelo cartão ou por Pix.

Geladeiras inteligentes

Imagem ilustrativa da imagem Novas tecnologias mudam as rotinas dos condomínios
Geladeira inteligente: tecnologia |  Foto: Divulgação

A Ambev tem geladeiras inteligentes em comodato nos condomínios com o Zé Express. O negócio é operado pelo Zé Delivery.

As geladeiras do Zé Express possuem câmeras inteligentes e usam inteligência artificial para identificar os produtos retirados da geladeira. Após um cadastro inicial, basta escanear o QR Code, abrir a geladeira e a cobrança é feita de forma automática.

Lavanderias

- Omo lavanderia

Um dos exemplos é da Omo Lavanderia. A empresa oferece desde 2019 o serviço de compartilhamento em prédios residenciais. A chave de acesso está em um aplicativo. O cliente reserva as máquinas para lavar e secar e paga pelo aplicativo. O sabão e o amaciante são liberados dentro dos equipamentos — não é preciso levar os itens de casa.

O empreendimento Bal Harbour, da Proeng, em Vitória, que está obras, terá uma lavanderia da Omo.

- 5àsec

Outra empresa de lavanderia, que possui o modelo de autosserviço, que são aquelas lavanderias self-service, que podem ser implantadas em condomínios.

Imagem ilustrativa da imagem Novas tecnologias mudam as rotinas dos condomínios
Lavanderia da 5àsec: serviço |  Foto: Divulgação

Desse formato, a rede está com plano de expansão para o Espírito Santo com a marca LavPop by 5àsec, que visa abertura de 6 lojas até 2025 em diferentes cidades.

Toda a operação é feita via aplicativo. O consumidor preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço.

Fonte: Empresas citadas.

Os números

- 24 horas funcionam os lockers

- 550 produtos estão disponíveis em um dos minimercados

- 35 lojas do Extrabom Be Honest, rede de minimercados autônomos, funcionam atuamente em condomínios

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: