X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Geraldo Alckmin

Vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio voltou a exigir compromisso dos países mais ricos no combate à mudança climática


Imagem ilustrativa da imagem Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Geraldo Alckmin
Alckmin defendeu também a Reforma Tributária e disse que é necessário construir no Brasil uma "agro indústria", com energia verde e combustíveis menos poluentes |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, cobrou empenho dos países mais ricos em soluções internacionais diante da "necessidade urgente" do combate à mudança climática, e lembrou que o ano de 2023 bateu recordes de calor.

"Os ricos poluem e os pobres pagam a conta. E dentre os pobres, os mais pobres ainda pagam [mais] a conta", afirmou nesta quarta-feira (27).

O discurso aconteceu ao lado dos ministros Carlos Fávaro, da Agricultura, e Alexandre Silveira, de Minas e Energia, além de parlamentares e representantes do agronegócio, durante um evento da Frente Parlamentar do Biocombustível.

O vice-presidente afirmou ainda que o Brasil tem o poder de liderar as discussões sobre três temas centrais no debate mundial: a segurança alimentar, a segurança energética e o combate às mudanças climáticas.

Mas voltou a exigir compromisso dos países mais ricos ao afirmar que irá cobrar do presidente da França, Emmanuel Macron, avanço com relação ao acordo de cooperação internacional entre Mercosul e União Europeia.

"Eu estou indo para São Paulo, o presidente Macron está indo para São Paulo. Nós vamos ter um encontro na Fiesp [Federação da Indústria do Estado de São Paulo] e eu vou cobrar o acordo Mercosul-União Europeia", disse.

Macron cumpre agendas no Brasil ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas quais o desenvolvimento sustentável é tema central. Ao mesmo tempo, o francês foi o principal responsável por travar as tratativas entre os dois grupos comerciais.

Alckmin afirmou que pretende levar a pauta dos biocombustíveis para Macron e lembrou que o setor vem atraindo investimento de diversos países, como Estados Unidos e Índia. Ele defendeu que o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados sobre o tema é essencial para dar segurança jurídica a esse mercado.

Ele defendeu também a Reforma Tributária e disse que é necessário construir no Brasil uma "agro indústria", com energia verde e combustíveis menos poluentes.

Ao final do evento, ele, os ministros, os parlamentares e representantes do setor posaram para foto em frente a um caminhão movido 100% com biodiesel, versão mais sustentável do diesel e defendida pelo agro como forma de substituir o combustível fóssil.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: