X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Inscrições abertas para provão de supletivo

Jovens e adultos podem se inscrever até o dia 2 de junho para conquistar certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio


Imagem ilustrativa da imagem Inscrições abertas para provão de supletivo
A prova é oferecida a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. |  Foto: Arquivo/AT

Jovens e adultos vão ter a oportunidade de obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições foram abertas na última segunda-feira e seguem  até o próximo  dia 2 de junho, pelo portal enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

A prova é oferecida a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. 

Leia mais sobre Educação aqui

A certificação para o ensino fundamental é destinada a estudantes acima de 15 anos, enquanto para o ensino médio é preciso ser maior de 18 anos. 

A aplicação das provas para os ensinos fundamental e médio está prevista para o dia 27 de agosto. 

Após  a inscrição, o interessado deve acessar a página do participante com  o login único de acesso da plataforma Gov.br. Esse login é necessário para consultar o local de prova e outras informações como os horários da aplicação.

O Encceja é composto  por quatro provas objetivas, separadas por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além da prova de Redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002. Porém, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação.

A participação é voluntária e gratuita, exceto para aqueles que se inscreveram na edição anterior e não compareceram, não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada. Nesses casos, o estudante deverá ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep. 

O pagamento deve ser feito até o dia 9 de junho, por meio de boleto, em qualquer banco ou casa lotérica.

Neste ano, o Encceja traz algumas novidades em relação ao atendimento especializado. Pessoas com deficiência visual poderão optar por um cartão-resposta com fonte ampliada, enquanto pessoas com transtorno do espectro autista terão uma correção diferenciada na prova de Redação. Além disso, os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial não precisam ser reenviados, e participantes transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisam enviar documentação comprobatória.

Exame para concluir ensino médio

A promotora de vendas Rute de Souza Santos, de 41 anos, fez a prova do Encceja no ano passado, mas não obteve nota suficiente e irá fazer novamente este ano para concluir o ensino médio. Dessa vez, vai tirar mais tempo para colocar os estudos em dia. Ela acredita que o certificado de ensino médio é importante para sua profissão.    

“Na minha primeira prova, acredito que não fui muito bem devido ao tempo que fiquei sem estudar. Este ano, pretendo estudar mais, pois no ano passado deixei para me preparar em cima da hora. Não obtive um bom resultado na Redação, mas agora pretendo estudar e me dedicar mais”, disse.

Leia mais

Inscrições para o Encceja 2023 já estão abertas

Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu começa nesta segunda


Saiba mais

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é utilizado para alcançar diplomas de conclusão do ensino fundamental e médio.

A prova

As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.

Será realizada de manhã para o ensino fundamental, e à tarde para o ensino médio.

Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45; e à tarde eles abrem às 14h30 e fecham às 15h15.

Provas: de manhã começam às 9h e terminam às 13h; à tarde começam às 15h30 e terminam às 20h30.

Não há previsão para divulgação dos resultados.

Como são as provas?

Em ambas as provas, são 30 questões de múltipla escolha e uma redação. 

O participante não precisa estar estudando e pode escolher no sistema a prova que deseja se inscrever.

Para Obter a aprovação, o candidato precisa atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. E nota maior a 5 pontos na Redação, que vale entre zero e 10.

Conteúdo 

Ensino Fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação,  Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Quem pode fazer?

É destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Eles devem ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio, na data de realização do exame.

A prova é aberta a todos os que quiserem buscar certificação, independentemente de terem frequentado a escola algum dia ou não.

Algumas dicas

Estude de duas a três horas por dia. Nos últimos dias, faça uma revisão de conceitos básicos. Em Matemática: regras de três, porcentagem, função afim, geometria, cálculo de área, perímetro, entre outros.

Treine a Redação: Elabore textos sobre temas atuais e leia muito. Faça simulados e resolva as provas dos anos anteriores.

Faça bastante exercícios. Alimente-se bem e tente relaxar, mas não estude no dia da prova.

Novidades

Neste ano, será possível optar por um cartão-resposta com fonte maior. A opção, voltada a pessoas com deficiência visual, pode ser feita no sistema de inscrição.

Fonte: Governo Federal.

Leia mais

196 vagas abertas para cursos técnicos de qualificação a distância no ES

Plataforma on-line com cursos de graça é lançada pela Ufes

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: