X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

MEC adia liberação do resultado do Sisu para esta quarta por questões técnicas

Os selecionados terão de 1º a 7 de fevereiro para fazer a matrícula


A expectativa de estudantes era de que o MEC (Ministério da Educação) divulgasse, nesta terça-feira (30), o resultado da primeira chamada de 2024 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferta vagas em universidades federais.

Porém, após quase um um dia inteiro de espera e acessos sem resposta, a pasta alegou problemas técnicos e informou que o resultado será divulgado apenas nesta quarta-feira (31). O horário ainda não foi definido.

"A pasta responsável pela operacionalização do Sisu identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado", diz a nota disponível no site da pasta ddo governo Lula (PT).

O resultado do Sisu será liberado no Portal Único de Acesso do MEC e nas instituições de ensino nas quais o candidato se inscreveu. Os selecionados têm de 1º a 7 de fevereiro para fazer a matrícula.

A estudante Kamille Cabral, 18, escolheu pelo curso de história e se inscreveu pelo Sisu. Ela afirma que não conseguiu dormir direito na última noite de tanta ansiedade pelo resultado. A jovem que mora na cidade de Capela, em Sergipe, conta que se inscreveu para fazer o curso desejado na Universidade Federal de Sergipe.

"Mal consegui comer também. Achei [o atraso] um absurdo. Tem aluno que espera o ano todo para saber essa nota. Quando chega o dia, eles não tem a responsabilidade de soltar a nota no dia estipulado", ela se queixa.

Além da questão emocional, ela também está aguardando o resultado do Sisu para saber se faz a inscrição para o Prouni, cujas inscrições terminam na quinta-feira (1º). Também federal, o programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares.

De acordo com o MEC, o candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni. Porém, caso seja selecionado por ambos, tem que optar por um dos dois programas. Por isso Kamille diz que prefere saber o resultado do Sisu antes de se inscrever para o Prouni.

O Sisu, que oferece vagas em universidades federais a partir da prova do Enem, terá seleção única a partir deste ano e não mais semestral. Ao todo, são ofertadas 264.254 vagas em 127 instituições de ensino.

Além disso, adotará as novas regras da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que cursaram o ensino médio em escola pública.

Outra novidade é que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação que participam do programa.

Assim, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: