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Educação

Professor cria Banco Imobiliário Capixaba e é finalista de concurso

Thiago Rosa, que desenvolveu o jogo de tabuleiro, é o único capixaba finalista na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática



Imagem ilustrativa da imagem Professor cria Banco Imobiliário Capixaba e é finalista de concurso
Thiago de Pádua Rosa mostra o seu Banco Imobiliário Capixaba, que ele utiliza para ensinar Matemática |  Foto: Acervo pessoal

Thiago de Pádua Rosa, de 35 anos, é o único docente capixaba entre os 20 finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr).

Para participar do concurso, Thiago criou um jogo que faz sucesso em suas aulas na Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, em Guaçui: o “Banco Imobiliário Capixaba”.

Segundo ele, a atividade é uma versão regionalizada do famoso jogo conhecido no mundo inteiro, que traz uma imersão aos pontos turísticos e empresas do Espírito Santo.

No tabuleiro, estão espalhados 30 pontos turísticos capixabas, como o Convento da Penha, em Vila Velha; o Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu; a Cachoeira da Fumaça, em Alegre, e o Pico da Bandeira, em Dores do Rio Preto.

“Nesta adaptação, destacamos os tradicionais pontos turísticos do Estado, fazendo uma relação com nossa história, cultura e as empresas existentes no nosso meio, que refletem a dinâmica da economia local”, explicou.

O professor disse que a matemática está presente no jogo desde a contagem de dados até as estratégias de negociação na compra e venda de terrenos, imóveis e serviços.

“Além disso, as cédulas usadas no jogo são estampadas com rostos de renomados matemáticos, o que possibilita que os alunos aprendam também sobre a história da matemática e seus grandes mestres”.

Ao iniciar o jogo, segundo ele, os alunos embarcam em uma jornada pelo Espírito Santo, comprando e vendendo propriedades, desenvolvendo estratégias financeiras e calculando seus ganhos.

“A aplicação de conceitos matemáticos acontece desde a mensuração de distâncias entre as propriedades até a análise financeira de transações imobiliárias”.

Thiago contou ainda que ideia de criar o Banco Imobiliário Capixaba surgiu da convicção de que a matemática pode ser explorada de várias formas inusitadas.

“Como professor de Matemática, minha motivação é transcender as barreiras tradicionais do ensino”, afirmou. Os 10 finalistas da OPMBr serão conhecidos em um evento on-line, quarta-feira, e premiados com um intercâmbio na China.


Saiba mais

Pontos turísticos capixabas em destaque


Imagem ilustrativa da imagem Professor cria Banco Imobiliário Capixaba e é finalista de concurso
Banco Imobiliário adaptado para a realidade capixaba conta com pontos turísticos do Estado e situações do cotidiano local |  Foto: Acervo pessoal

- Foi inspirado no famoso jogo de tabuleiro Banco Imobiliário.

- Os participantes vão avançando com as peças, de acordo com casas e atividades.

- Eles Podem comprar casas, precisam pagar aluguel aos proprietários, pagar ao banco, entre outros.

- No tabuleiro, estão espalhados 30 pontos turísticos capixabas.

- As notas de dinheiro têm ilustrações de matemáticos conhecidos, como Pitágoras e Arquimedes.

- As cartas de sorte ou azar também foram modificadas. O que originalmente seria “Vá para a prisão” virou “Vá para a direção”, inclusive com a caricatura do diretor da escola.

- Foram inseridas opções como “Seu carro quebrou na Terceira Ponte, pague uma multa” e “Você vai participar do Festival de Alegre, ganhe quatro mil”.

- Thiago de Pádua Rosa é o único docente capixaba entre os 20 finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Resultado será divulgado quarta-feira.

Fonte: Thiago de Pádua Rosa.

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