X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Âncora britânico pede mudança do nome do Booker Prize por 'ligação com escravidão'


Richie Brave, apresentador da Radio 1Xtra, propôs a mudança do nome do Booker Prize devido à ligação com a escravidão. Seu sobrenome, Booker, vem dos fundadores da empresa que patrocinava o prêmio e que foram proprietários de escravizados. Brave acredita que a organização do prêmio deveria reconsiderar o uso do nome. As informações são doThe Guardian.

Brave criticou como o site do prêmio descrevia os irmãos George e Josias Booker, que inicialmente eram chamados de "gerentes" de quase 200 escravizados. Após a crítica, o site corrigiu o texto, identificando-os corretamente como escravizadores. Brave reprovou a tentativa original de suavizar os horrores da escravidão.

A página do prêmio detalha que a empresa Booker McConnell apoiou o prêmio desde sua criação em 1968 até 2002. Depois que a escravidão foi abolida em 1833, os irmãos Booker receberam dinheiro como compensação pelos escravizados libertados e fundaram uma empresa de comércio e navegação no ano seguinte.

Os organizadores do prêmio agradeceram a Brave pela sua contribuição e atualizaram o artigo. Eles também informaram que mais pesquisas sobre essa história estão sendo feitas e serão compartilhadas assim que concluídas. As conexões do prêmio com a escravidão já foram destacadas antes, como em 1972, quando John Berger, vencedor do prêmio, doou metade de seu prêmio para o movimento Pantera Negra britânico.

Os Booker Prizee Internacional Booker são hoje financiados pela fundação Crankstart.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: