X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Crítica

Filme brasileiro é destaque em mostra de cinema em Cannes

Filme "Levante" foi exibido na mostra Semana da Crítica


Imagem ilustrativa da imagem Filme brasileiro é destaque em mostra de cinema em Cannes
Filme "Levante" foi apresentado em mostra de cinema em Cannes |  Foto: Soraya Ursine

O filme brasileiro "Levante", primeiro longa metragem da diretora Lillah Halla, apresentado na mostra Semana da crítica, em Cannes, discute aborto e sexualidade e direitos da mulher.

O Festival de Cannes está chegando ao fim neste domingo (27). Além da mostra oficial, acontece em Cannes outras mostras de cinema, como a semana da crítica, que dá espaço para filmes de orçamentos menores produzidos por novos diretores.

Leia mais conteúdos do Festival de Cannes aqui

Levante, de Lillah Halla, faz parte desta prestigiosa seleção. E o primeiro filme da cineasta brasileira e um discurso forte sobre uma gravidez não desejada de uma jovem jogadora de vôlei em vias de alcançar visibilidade profissional.

Sofia, que é representada pela brilhante Ayomi Domenica Dias, é uma jovem de 17 anos que joga vôlei em um clube inclusivo, no qual todas as jogadoras são da comunidade LGTBQIAP+ .

Imagem ilustrativa da imagem Filme brasileiro é destaque em mostra de cinema em Cannes
Ayomi Domenica Dias |  Foto: Soraya Ursine

Em vias de ganhar uma bolsa de estudos e ir jogar no Chile, ela se descobre com uma gravidez indesejada, e sua luta começa quando tentando achar uma solução para interromper sua gravidez, ela é criminalizada pela sociedade onde vive.

O assunto, sai do contexto nacional, por se tratar um problema mundial de direitos da mulher, e atinge uma população feminina nos 5 continentes em países que ainda interditam a interrupção da gravidez.

Ao discursar na abertura do filme, a atriz Ayomi Domenica, disse que esta personagem representa as muitas mulheres que sofreram e lutaram para ter seu direito a escolha e não puderam. Ela espera que com este filme o assunto possa ser visto com outros olhos por quem ainda não aceita esta liberdade de escolha.

Lillah decide questionar através desta história a sociedade brasileira, que condena fortemente o aborto, que é visto como um ato criminal e ilegal pela constituição brasileira.

A diretora, através de cada um dos personagens, mostra com carinho a união deste grupo de pessoas discriminadas ainda por uma sociedade conservadora, como uma arma de resistência e luta.

O filme se torna um Triller, quando a protagonista tem que se defender das acusações que sofre e dos insultos que recebe na comunidade onde vive.

Um filme que impressionou em Cannes, e que já  tem garantido um espaço nas salas de cinemas do mundo.

O filme volta para o Brasil com a mala cheia de boas críticas merecidas, tem uma fotografia muito bonita, mostra o lado pop do Brasil e tem a belíssima interpretação da protagonista Ayomi Doenica Dias, que tem recebido elogios da crítica especializada.

Imagem ilustrativa da imagem Filme brasileiro é destaque em mostra de cinema em Cannes
Ayomi Domenica Dias e a diretora Lillah Halla |  Foto: Soraya Ursine

*Soraya Ursine é correspondente de A Tribuna no Festival da Cannes

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: