X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Filmes e Séries

Filme sobre confusões de um porteiro atrapalhado

Recém-saída dos cinemas, a comédia “O Porteiro” estreia na próxima sexta no Prime Video, com Alexandre Lino e Cacau Protássio


Imagem ilustrativa da imagem Filme sobre confusões de um porteiro atrapalhado
Alexandre Lino dirige e estrela o filme, adaptado de peça que mostra estereótipo do porteiro |  Foto: Divulgação

Você deu bom dia ao porteiro do seu prédio hoje? Perguntou se está tudo bem? Esses profissionais indispensáveis nos condomínios e que muitas vezes nem são notados ganham voz no filme “O Porteiro”, uma adaptação de peça homônima criada e estrelada por Alexandre Lino e que chega sexta-feira ao catálogo do Prime Video.

A trama conta a história de Waldisney, interpretado por Alexandre Lino, um porteiro atrapalhado e muito querido pelos moradores do prédio onde trabalha e que precisa provar para um delegado que não está envolvido num assalto ocorrido no local.

Cacau Protásio, que ficou famosa no papel da faxineira Zezé na novela “Avenida Brasil”, também está no elenco e repete a profissão com a personagem Rosivalda.

“Quando a gente vai fazer participação de porteiro ou empregada, eles nunca têm nome. Damos identidade, contamos a história deles”, disse a atriz na época da estreia do longa.

Alexandre Lino ressaltou que escreveu a peça – que virou filme – colocando o porteiro como protagonista justamente para romper com um estereótipo que ele mesmo reproduziu ao viver esses profissionais na TV e na publicidade.

“Muitas vezes, meu roteiro trazia apenas Porteiro nº 1, sem falas ou com apenas um ‘bom dia’. Quando me vi reproduzindo tantas vezes aquela mesma figura acuada na sua cadeira na portaria, percebi que precisava fazer um projeto que reconhecesse quem não é reconhecido”.

Mas vale destacar que Waldisney é justamente a personificação de um estereótipo de porteiro: nordestino e semianalfabeto, que foi em “pau de arara” buscar trabalho no Rio de Janeiro.

“Mais de 80% dos porteiros no eixo Rio-São Paulo são migrantes nordestinos. Uma grande parte não estudou”, observou Lino.

No elenco, além de Cacau e Alexandre, nomes como Maurício Manfrini, Aline Riscado, Daniela Fontan, Bruno Ferrari, Heitor Martinez, Juliana Martins, Raissa Chaddad, Andréa Veiga, Suely Franco e José Aldo.

Vale lembrar que a peça “O Porteiro” foi montada a partir de diversas entrevistas com porteiros nordestinos no Rio de Janeiro e em São Paulo, que serviram de inspirações para o personagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

As estreias da semana no streaming

1 - “How to be a Carioca” (2023) – Série/Comédia. A cada episódio, um estrangeiro irá viver uma aventura na Cidade Maravilhosa. Para isso, terão ajuda do carioca da gema Francisco (Seu Jorge). Star+, quarta-feira.

2 - “O Diabo no Tribunal” (2023) – Documentário. A atração explora a primeira e única vez que uma “possessão demoníaca” foi oficialmente usada como defesa em um julgamento de assassinato nos EUA. Netflix, terça-feira.

3 - “Crypto Boy” (2023) – Filme/Drama. Após um conflito com o pai, um jovem se ilude com as promessas audaciosas de liberdade financeira feitas por um empresário do mundo das criptomoedas. Netflix, quinta-feira.

4 - “Tiozões” (2023) – Filme/Comédia. Um pai ranzinza de meia-idade e seus dois melhores amigos se sentem ultrapassados em um mundo repleto de CEOs bem mais jovens e diretoras de escola poderosas. Netflix, sexta-feira.

5 - “Virei Vampira” (2023) – Série/Comédia. No aniversário de 13 anos, Carmie descobre que é metade humana, metade vampira. E, agora com poderes míticos, a vida na escola vai ficar ainda mais complicada. Netflix, terça-feira.

6 - “Era Uma Vez Um Estúdio” (2023) – Documentário. Para celebrar os 100 anos da Disney, o especial promove o encontro entre alguns de seus grandes personagens ao longo deste século. Disney+, amanhã.

7 - “Luta pela Fé – A História do Padre Stu” (2022) – Filme/Drama. Baseado em uma história real, Father Stu é um boxeador que vira um padre. Sobreviver a um acidente de moto o deixa imaginando se ele pode usar sua segunda chance para ajudar os outros a encontrar o caminho, levando à percepção de que ele deveria ser padre. Prime Video, quarta-feira.

8 - “Rick and Morty - 7ª temporada” (2023) – Série/Animação. É a sétima temporada e as possibilidades são infinitas: O que está acontecendo com Jerry? Summer agora é do mal?! Será que um dia eles vão voltar para a escola? HBO Max, hoje.

9 - “Corpos” (2023) – Série/Drama. Quatro detetives, quatro linhas do tempo, um corpo. Para salvar o futuro da Grã-Bretanha, será preciso resolver primeiro o assassinato que mudou o rumo da história. Netflix, quinta-feira.

10 - “Dezesseis facadas” (2023) – Filme/Terror. Comédia de terror da Blumhouse segue Jamie no Halloween, enquanto ela se aventura em uma jornada perigosa de volta a 1987 para impedir que o serial killer ataque novamente. Prime Video, amanhã.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: