Search
terça-feira 22 agosto 2017
  • :
  • :

Erros que se repetem na relação

Especialistas apontam atitudes prejudiciais ao amor que muitos homens e mulheres mantêm mesmo quando mudam de parceiros

O início de uma vida a dois geralmente vem cercado de expectativas e o desejo de que tudo será diferente. Mas aí começam a aparecer os mesmos problemas de relações anteriores. Como isso é possível?

Atitudes como não dar muita atenção a quem se ama, falta de romantismo, esquecer datas comemorativas, contar “pequenas” mentiras ou mesmo criar um excesso de expectativas com o novo relacionamento são alguns dos erros que se repetem na relação a dois.

Segundo a Doutora em Psicologia Clínica e especialista em casal e família Denise Miranda, esses erros se repetem porque as pessoas mudam de parceiros, mas não mudam padrões de relacionamento.

Ela explica que o jeito de alguém se relacionar está, muitas vezes, associado a crenças que se aprende ao longo da vida, e isso faz com que se crie modelos de como se relacionar que vai se mantendo, independentemente de quem seja o parceiro.

“Um processo de autoconhecimento se torna fundamental para que a pessoa conheça seu padrão e veja se este a ajuda a conseguir o que realmente quer. Ou se o padrão de se relacionar está sendo usado contra ela mesma”, explica.

A psicóloga e consultora de relacionamento Marina Simas de Lima conta que esses erros podem acontecer por medo de perder a liberdade. “Isso acontece por mais que a relação seja o que sempre buscamos e idealizamos”.

De acordo com as especialistas, o problema pode se resolver com pequenas mudanças de atitudes e com a maturidade de cada relação.

.

Atitudes nocivas

1 Esquecer de agradecer

Um grande erro é esquecer de ser grato um pelo outro. Esse esquecimento vem com o tempo de convivência, deixando de alimentar positivamente a relação.

Um “obrigado, meu amor” é capaz de nutrir o relacionamento e mantê-lo sempre saudável.

2 Falta de tempo

É comum estabelecer momentos para o trabalho, para ficar com os filhos, para os amigos, para diversão, mas muitos esquecem de marcar um tempo para a relação, para se dedicar um ao outro.

É bom fixar um momento do casal, a sós, para namorar, conversar sobre coisas boas, sem foco em resolver problemas, mas para se curtirem.

3 Tabu com contas

Deixar de conversar sobre as finanças é outro grande erro. A maioria dos casais deixa tudo na mão de uma pessoa e esquece que o dinheiro é dos dois e para os dois. Assim, gastam demais e culpam o outro.

Se um entende mais que o outro, que faça o planejamento e depois explique ao parceiro. Assim, ambos percebem que têm objetivos em comum, levando a uma relação mais estável e positiva.

4 Esquecer compromissos

Deixar de comparecer a compromissos pré-agendados por descuido, por motivos como se machucar no futebol ou por ter happy hour com amigas faz com que o ser amado sinta que não tem um lugar especial.

“A pessoa precisa enxergar a entrega. Mas, com dedicação e diálogo, as coisas podem se ajustar”, explica a psicóloga Marina de Lima.

Mentir é uma das atitudes que prejudicam a relação. Arte: Leo Rangel/AT

5 Mentiras

Mentir para a pessoa amada não é legal, e essa atitude é mais comum entre homens. Quando o parceiro rompe a confiança, abala as bases dela. E não vale mudar as regras e fazer de conta que não mudou. Ela vai saber, no íntimo, que há algo errado. Confiança é vital.

6 Excesso de expectativas

Muitas mulheres, no primeiro encontro, já começam a pensar em casamento e filhos, depositando muita expectativa e ansiedade em uma relação que mal começou.

É importante controlar a ansiedade e construir passo a passo a relação sem um modelo que possa engessar o relacionamento. Flexibilidade e conversa devem andar juntas na relação.

7 Falta de empatia

Falta de atenção é um grande problema. Arte: Leo Rangel/AT

Há pessoas que só conseguem focar em si mesmas, suas necessidades e desejos. É preciso enxergar e ouvir o outro, além de saber validar seus gostos e vontades. É preciso entender que o outro sempre será diferente, ainda que tenha muitas afinidades.

8 Não dar a devida atenção ao outro

Presença é atenção e conexão. Um erro muito comum, principalmente por parte dos homens, é usar o celular excessivamente quando está com a parceira.

Esse comportamento pode fazer com que a parceira ache que ela tem menos importância que o smartphone. Quando estiver com ela, guarde-o no bolso.

Fonte: Especialistas consultados

.

Reportagem especial de Cristina Oliveira para o jornal A Tribuna do dia 06/08/2017




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *