X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

SERRA

E vêm mais novidades na área da Saúde na Serra

No pacote de ações constam seis novas unidades básicas, mais um Caps e a volta da Central de Ambulância em 12 pontos da cidade


Imagem ilustrativa da imagem E vêm mais novidades na área da Saúde na Serra
o prefeito da Serra anunciou a realização de concurso público, totalizando 1.500 vagas em praticamente todas as pastas. Dessas, mais de 400 na Saúde |  Foto: DIVULGAÇÃO

Vem mais novidades por aí. Com mais de um ano pela frente no comando da Serra, o prefeito Sergio Vidigal continua determinado a cumprir o que foi projetado para os quatro anos de sua gestão.

No pacote das ações que ainda estão por vir, seis novas unidades básicas de saúde, mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a volta da Central de Ambulância em 12 pontos estratégicos da cidade.

Não é só isso: o prefeito anunciou ainda a realização de concurso público, totalizando 1.500 vagas em praticamente todas as pastas. Dessas, mais de 400 na saúde.

Sobre as novas unidades básicas, elas já têm endereço: José de Anchieta II, Parque Jacaraípe, Balneário de Carapebus, Praia de Carapebus, Jardim Bela Vista e Planície da Serra.

A previsão é que essas unidades de saúde comecem a ser erguidas no ano que vem, e o funcionamento em 2025.

No pacote de novidades, Vidigal deu mais detalhes de como irá funcionar a Central de Ambulância, com chamados pelo 0800, pela população em casos de urgência e emergência.

Atualmente, o acionamento é feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A Central vai começar a funcionar entre março e abril de 2024.

“A gente está voltando com a Central de Ambulância da Serra. Elas ficarão em 12 pontos da cidade, durante 24 horas por dia. Uma delas, terá UTI móvel”.

Entre os pontos que serão contemplados, estão o Contorno do Mestre Álvaro, BR-101, ES-010, nas regiões de Nova Almeida, Jacaraípe, Civit, entre outros.

Quanto ao concurso público na saúde, haverá vagas para médicos, dentistas, enfermeiros, assistente social, psicólogo, técnicos de enfermagem. A previsão é que as inscrições sejam abertas em janeiro do ano que vem.

Além disso, Vidigal contou que existe um concurso na saúde em andamento para a contratação de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE).

A Prefeitura da Serra publicou o edital no mês passado. As inscrições começaram no último dia 4 e vão até o dia 8 de janeiro de 2024.

Também está sendo concluído um estudo de planos de cargos e salários que irá contemplar servidores, incluindo da área de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem E vêm mais novidades na área da Saúde na Serra
Materno Infantil se prepara para realizar cirurgias pediátricas |  Foto: Arquivo/ AT

Novas unidades

O município vai ganhar seis novas unidades básicas de saúde nos bairros José de Anchieta II, Parque Jacaraípe, Balneário de Carapebus, Praia de Carapebus, Jardim Bela Vista e Planície da Serra. A previsão é que essas unidades de saúde comecem a ser construídas no ano que vem e abram as portas para atendimento à população em 2025.

Caps

Será implantado o Centro de Atenção Psicossocial (Caps III), que vai atender urgências da saúde mental, podendo o paciente ficar internado por até 15 dias. A unidade será na antiga Maternidade de Carapina, em Jardim Tropical, na Serra, que passa por reforma para oferecer o serviço.

Cirurgias eletivas

No Hospital Materno Infantil da Serra já são realizadas cirurgias ginecológicas e o município se prepara para começar a realizar também cirurgias pediátricas eletivas.

A previsão, segundo o prefeito Sergio Vidigal, é iniciar os procedimentos cirúrgicos na pediatria entre o final deste mês até o início de janeiro de 2024.

O encaminhamento das cirurgias é realizado pelas unidades básicas de saúde.

Central de Ambulância

O município terá uma Central de Ambulância que será acionada pelo 0800 (o número para acionamento será divulgado posteriormente).

Atualmente, as ambulâncias são acionadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

As ambulâncias vão ficar em 12 pontos estratégicos da cidade, funcionando 24 horas e todos os dias da semana e poderão ser acionadas pela população em casos de urgência e emergência. Está em fase final de licitação.

Ao todo, são 16 ambulâncias, sendo que uma delas é avançada, ou seja, conta com serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel.

A previsão é de que o serviço entre em operação entre março a abril do ano que vem.

Confira os pontos: Praça Encontro das Águas (Jacaraípe); Praça dos Pescadores (Nova Almeida); BR- 101 (entrada da Eldes Scherrer); Região de Planalto Serrano e Vista da Serra; Novo Horizonte; Região Civit I – na Praça de Porto Canoa; Serra Sede (próximo a UPA); Praça de Feu Rosa (próximo à unidade de saúde); Região de Carapina (próximo à UPA); André Carlone (na praça); Região de Castelândia (próximo à UPA) e próximo ao Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras.

Atendimento pediátrico

Para 2024, está prevista a estruturação de um pronto atendimento pediátrico, que funcionará no Hospital Municipal Materno Infantil.

Wi-Fi

A partir de janeiro de 2024 todas as unidades de saúde terão conexão Wi-Fi de graça para a população, conforme anunciou o prefeito.

Concursos

Em andamento

A Prefeitura publicou recentemente processo seletivo para a contratação de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE).

As inscrições, que vão até o dia 8 de janeiro de 2024, devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet no link https://www.idcap.org.br/.

O processo seletivo oferta no total 390 vagas, sendo 178 para ACS e 212 vagas para ACE. Em ambos os casos é previsto cadastro de reserva. Tanto para ACS quanto para ACE, são 40 horas semanais com salário de R$ 2.792,60, mais auxílio alimentação no valor de R$ 650 e adicional de insalubridade.

Para a vaga de Agente Comunitário de Saúde, é necessário ensino médio completo, residir na área da comunidade em que atuar (desde a data da publicação do processo seletivo) e concluir, com aproveitamento, curso de formação inicial com carga horária mínima de 40 horas.

Já para a vaga de Agente de Combate à Endemias é necessário possuir ensino médio completo e concluir, com aproveitamento, curso de formação inicial com carga horária mínima de 40 horas.

O processo seletivo consiste de prova objetiva – prevista para o dia 4 de fevereiro –, avaliação biopsicossocial e heteroidentificação, curso de formação inicial e, no caso do candidato que disputa a vaga de ACS, comprovação de residência.

Novo processo

O município está preparando outro concurso público que abrange várias áreas, entre elas na saúde. No total, serão 1.500 vagas.

Dessas, na saúde, mais de 400 vagas são destinadas a profissionais, como médicos, dentistas, enfermeiros, assistente social, psicólogos, técnicos de enfermagem.

a previsão é que em janeiro do ano que vem seja anunciado a data para o início das inscrições, que devem ser abertas também no primeiro mês do ano.

Atualmente, o município está contratando a empresa que será responsável pelo processo de seleção.

Plano de cargos e salários

O município também está terminando um estudo de plano de cargos e salários para contemplar todos os servidores municipais, com exceção da educação, única pasta que já é contemplada.

Fonte: Prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: