Search
terça-feira 22 agosto 2017
  • :
  • :

Espírito Santo conhece representantes na categoria infantil para os Jogos Escolares da Juventude

Soberano, Colégio Castro Alves, de Cariacica, confirmou o favoritismo e conquistou o título estadual no handebol masculino e feminino. Foto: Mariana Bolsoni/Sesport

A fase estadual dos Jogos Escolares do Espírito Santo consagrou, neste sábado (12), oito equipes da categoria infantil que representarão o estado em modalidades coletivas (futsal, vôlei, basquete e handebol) na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, a partir de 12 de setembro, em Curitiba.

Conhecido pela tradição em montar equipes competitivas no handebol, o Colégio Castro Alves, de Cariacica, confirmou o favoritismo e conquistou o título da modalidade nos naipes masculino e feminino. Com isso, será a instituição de ensino que deverá colocar mais atletas na delegação capixaba – 20 dos cerca de 100 alunos que irão competir pelo Espírito Santo.

No masculino, a equipe venceu o IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, por 19 a 11 na grande decisão. Um dos destaques foi o armador central e capitão do time, Rafael Savergenini, de 14 anos. Pelo segundo ano consecutivo, ele terminou a etapa estadual como artilheiro do campeonato – marcou 44 gols em 2015 e 46 neste ano.

“Depois de cinco anos ganhando o nacional, ficamos em terceiro lugar em 2016. Esse ano, queremos voltar com tudo para conquistar o título e representar o Castro Alves no Sul-Americano. É o meu último ano no infantil e eu quero muito ganhar de novo”, afirmou o jovem.

Entre as meninas, a final também foi disputada entre o time de Cariacica e o de Cachoeiro de Itapemirim. E o Castro Alves devolveu a derrota sofrida no ano passado e voltou à fase nacional, ao vencer por 24 a 5.

“Nossa escola se tornou referência pelo grande esforço e principalmente pelo ótimo trabalho feito pelo Emerson Erlacher (técnico do feminino) e o Eduardo Palaoro (técnico do masculino) fazem. Temos o apoio da família e dos donos da escola seja na vitória ou na derrota, isso é importante”, assegurou Lívia Freitas, 13 anos, artilheira do torneio feminino com 51 gols.

UMEF Senador João Calmon, de Vila Velha, contou com boas atuações de Filipe Baioco (10) para conquistar o título no vôlei masculino. Foto: Paulo Sena/Sesport

Quatro novidades

Dos oito times classificados para a etapa nacional, metade não esteve na fase brasileira dos Jogos Escolares da Juventude no ano passado. Além das meninas do Castro Alves, o Colégio São Domingos, de Vitória (vôlei feminino), UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo, de Vila Velha (futsal masculino) e UMEF Senador João Calmon, de Vila Velha (vôlei masculino), são as novidades na próxima fase.

“Será a minha primeira vez, nunca cheguei na etapa nacional dos Jogos Escolares. O time ajudou muito, todos jogaram bem e se destacaram. Não é uma vitória só minha”, assegurou Filipe Baioco, um dos destaques da campanha da UMEF Senador João Calmon no vôlei masculino.

Da mesma forma, quatro equipes voltam a disputar a fase nacional este ano: Colégio Castro Alves, no handebol masculino, Centro Educacional Mundo Moderno, também de Cariacica (futsal feminino), Colégio Marista, de Vila Velha (basquete feminino) e Colégio Jesus Cristo Rei, de Cachoeiro de Itapemirim (basquete masculino).

Fase estadual

Durante uma semana, mais de mil alunos de 39 municípios do Espírito Santo competiram em Guarapari por uma vaga na fase nacional, que será disputada em Guarapari. Os representantes do estado nas modalidades individuais ainda serão definidos para fechar a delegação capixaba, que deve contar com aproximadamente 300 pessoas, entre alunos e professores.

Resultados

Futsal masculino: UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo (Vila Velha) 0 x 0 Escola Estadual Regina Banhos Paixão (Linhares) – Vila Velha venceu nos pênaltis por 4 a 3

Futsal feminino: Centro Educacional Mundo Moderno (Cariacica) 3 x 1 EMEF Placidino Passos (Aracruz)

Vôlei masculino: UMEF Senador João Calmon (Vila Velha) 3 x 1 EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi (Aracruz)

Vôlei feminino: Escola São Domingos (Vitória) 3 x 0 CIAC Raymundo Andrade (Cachoeiro de Itapemirim)

Handebol masculino: Colégio Castro Alves (Cariacica) 19 x 11 IPE (Cachoeiro de Itapemirim)

Handebol feminino: Colégio Castro Alves (Cariacica) 24 x 5 IPE (Cachoeiro de Itapemirim)

Basquete masculino: Colégio Jesus Cristo Rei (Cachoeiro de Itapemirim) 53 x 40 Colégio Darwin (Vitória)

Basquete feminino: Colégio Marista (Vila Velha) foi campeão antecipado, vencendo os três jogos na chave única




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *