X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Disputa das semifinais do Capixabão 2024 começam no sábado

Rio Branco, Porto Vitória, Rio Branco de Venda Nova e Vitória visam o título



Imagem ilustrativa da imagem Disputa das semifinais do Capixabão 2024 começam no sábado
Vitória e Rio Branco de Venda Nova abrem as semifinais no Salvador Costa |  Foto: Arquivo/AT

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) realizou, na tarde na última segunda-feira, uma reunião com os clubes semifinalistas do Capixabão: Rio Branco, Porto Vitória, Rio Branco de Venda Nova e Vitória.

O encontro, no hotel Golden Tulip, na capital, tratou de questões operacionais sobre os jogos e sobre o VAR Light.

Presidente da Comissão de Arbitragem, Marcos André Gomes explicou o protocolo e a estrutura do VAR Light, tecnologia que é uma versão mais simples do sistema de árbitro de vídeo (com menos câmeras e sem a ferramenta da linha de impedimento) e que será utilizada nos jogos das semifinais e finais, com investimento da FES.

Lances de posição irregular, sem necessidade da linha de impedimento, podem ser marcados pelo VAR Light, além de pênaltis, expulsões diretas e outros. Por ter instalação e operação mais acessíveis, o VAR Light pode ser utilizado em mais estádios do Espírito Santo, diferentemente do VAR em sua verão completa, que só é comportado pelo estádio estadual Kleber Andrade.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, tratou sobre os assuntos operacionais das próximas partidas. Foi decidido, juntamente com os clubes, que os dois jogos das finais serão no Kleber Andrade, em razão do regulamento exigir capacidade mínima para 5 mil pessoas para a final.

“Nos reunimos para passar as instruções para os jogos e a operação do VAR Light, o protocolo dele, para os clubes passarem para suas equipes. A gente utilizou o VAR completo nas duas últimas finais de Copa Espírito Santo, porém, como o VAR existe uma estrutura que os clubes não têm em seus estádios, a gente optou pelo VAR Light, já a partir das semifinais do Capixabão, que é uma opção que vai nos atender muito bem e a gente vai conseguir, assim, ter uma segurança maior nos jogos, mitigar erros de arbitragem”, explica Gustavo.

As semifinais começam no sábado, com o jogo de ida entre Vitória e Rio Branco VN, às 17h, no Salvador Costa. No domingo, é a vez de Porto Vitória e Rio Branco medirem forças no Kleber Andrade, às 16h. As duas partidas serão transmitidas pela TVE.

O campeão do Capixabão se classifica para três competições do ano que vem: Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. O vice-campeão também garante vaga para a Copa do Brasil 2025.

A competição tem o patrocínio da Superbet, plataforma de apostas esportivas, e o investimento do Governo do Estado por meio do Banestes, da Sesport e da TVE, emissora pública dos capixabas que transmite todas as partidas do campeonato.

Próximos jogos

Sábado - jogo de ida

Vitória x Rio Branco VN

17 horas – Salvador Costa

Domingo - jogo de ida

Porto Vitória x Rio Branco

16 horas – Kleber Andrade

30/03 - jogo de volta

Rio Branco x Porto Vitória

17 horas – Kleber Andrade

31/03 - jogo de volta

Rio Branco VN x Vitória

17 horas – Olímpio Perim

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: