X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Xarás frente a frente mais uma vez na final do Capixabão

Após quatro anos, Rio Branco e Rio Branco VN voltam a se enfrentar na final e como finalistas garantiram vagas na Copa do Brasil de 2025


Imagem ilustrativa da imagem Xarás frente a frente mais uma vez na final do Capixabão
Jogadores do Rio Branco posam juntos no Kleber Andrade. Time capa-preta vai decidir o título com o Rio Branco VN no estádio em Cariacica |  Foto: Mayra Ferreira / Rio Branco

Após quatro anos, os xarás Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova voltam a se enfrentar na final do Capixabão e, como finalistas do torneio, garantiram também as duas vagas capixabas para a disputa da Copa do Brasil do próximo ano.

Um fato curioso é que a última vez que ambas as equipes estiveram presentes na competição nacional foi, coincidentemente, na mesma temporada - no ano de 2021. Naquela ocasião, o Tricolor Polenteiro caiu logo na primeira fase para o ABC, enquanto o Capa-preta foi eliminado na fase seguinte pelo Vitória/BA.

Leia mais sobre Esporte Capixaba

Mas para garantir as respectivas vagas na Copa do Brasil, os xarás passaram por trajetórias opostas no Capixabão. O Rio Branco SAF se manteve regular e lutando no topo durante toda a primeira fase da competição, tendo assumido a liderança na 5ª rodada para não sair mais. Enquanto isso, o Rio Branco VN lutou contra o rebaixamento até a última rodada.

Após a classificação para a final, o meia Arthur Faria, do Brancão Polenteiro, relembrou a trajetória do time ao longo do torneio.

“Na terceira rodada já estavam colocando a gente na briga para não cair. Tinha muito campeonato ainda para acontecer. Lógico que a gente começou mal, mas a gente sempre teve uma equipe qualificada e o Leomir assumiu e esse resultado tem muito mérito dele também, que levantou o astral da galera. Então estamos colhendo o que a gente plantou lá atrás. Estamos nessa final e vamos em busca do título”, ressaltou o jogador.

Do outro lado, o meia Bruno Cosendey elogiou o planejamento feito pelo clube, que resultou na vaga para a finalíssima.

“O planejamento que está sendo feito vem dando resultado. É um planejamento que começou logo no início, quando começaram a fazer as contratações. Agora é comemorar porque a gente merece e vamos rumo ao título”.

Já com data marcada, as finais do Capixabão serão realizadas no Kleber Andrade. O jogo de ida acontece no próximo domingo (07), enquanto a decisão será no sábado seguinte (13).

Além da vaga na Copa do Brasil, a equipe que levantar a taça garante também o direito de disputar a Série D do Brasileiro e a Copa Verde do próximo ano.

Polenteiro levou a melhor em 2020

Imagem ilustrativa da imagem Xarás frente a frente mais uma vez na final do Capixabão
Jogadores do Rio Branco de Venda Nova comemoram a classificação para a decisão. Time busca o bicampeonato do Capixabão |  Foto: Raphael Codesso

Em 2020, Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova também se enfrentaram na final do Capixabão e, naquela ocasião, quem levou a melhor foi o Brancão Polenteiro - que conquistou o primeiro (e único) título estadual da sua história.

A final de 2020 também foi disputada em dois jogos. Na ida, as equipes empataram em 0 a 0, no entanto, na grande decisão, o Rio Branco VN venceu por 1 a 0 e garantiu o título inédito.

Apesar do triunfo contra o xará da capital, o time de Venda Nova não tem o melhor retrospecto contra o Capa-preta.

De acordo com a página Brancopedia, as equipes já se enfrentaram em 26 jogos oficiais e o Rio Branco SAF venceu em 11 oportunidades, enquanto o Polenteiro venceu oito vezes.

Além disso, o Capa-preta está há seis jogos sem perder para o Rio Branco VN, tendo vencido inclusive o último confronto entre as equipes, que aconteceu na 5ª rodada do Capixabão 2024, por 1 a 0.

Ainda assim, o torcedor do Tricolor Polenteiro tem motivos para seguir confiante no título, já que a equipe eliminou fortes oponentes ao longo desta temporada.

Após vencer a luta contra o rebaixamento na 9ª rodada, o Rio Branco VN encarou a tradicional equipe da Desportiva Ferroviária nas quartas de final. Com um empate dentro de casa e uma vitória no Engenheiro Ararioe, o time avançou para as semifinais.

Na sequência, o Polenteiro deixou o Vitória para trás com dois triunfos e se garantiu na disputa pelo título capixaba.

Do outro lado, o Rio Branco SAF apresentou uma das campanhas mais regulares do campeonato ao se manter na liderança durante quase toda a primeira fase.

Nas quartas de final, o maior campeão capixaba eliminou o Nova Venécia. Em seguida, encarou o Porto Vitória e também levou a melhor. Agora o Capa-preta busca seu 38º título estadual após 9 anos sem gritar “É campeão!”.

Finais do Capixabão

Rio Branco VN x Rio Branco (07/04)

17 horas – Kleber Andrade

Rio Branco x Rio Branco VN (13/04)

17 horas – Kleber Andrade

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: