Search
domingo 17 dezembro 2017
  • :
  • :

Futebol capixaba: Sobe e desce no cenário nacional

A Desportiva Ferroviária passou longe de alegrar o seu torcedor em 2017. Ainda assim, tem motivos para comemorar, já que melhorou sua posição no ranking de clubes da CBF.

Quirino comemora gol do Operário/PR, time que eliminou a Desportiva na segunda fase da Quadradona do Brasileiro este ano. Foto: Leone Iglesias/AT

Na 107ª posição da lista, divulgada na última segunda-feira, a Locomotiva Grená subiu 17 posições em relação ao ano passado, quando apareceu em 124º lugar.

A segunda equipe capixaba com a melhor classificação é o Espírito Santo, que apareceu pela segunda vez na lista e é o 123º colocado — foi 148º no ranking anterior.

Ambos foram os representantes do Estado nas duas últimas edições da Quadradona do Brasileiro.

Edney Costa, presidente da Desportiva Ferroviária. Foto: Henrique Montovanelli / Desportiva Ferroviária / Divulgação

“É legal ver a Desportiva como melhor clube do Estado e nos faz pensar positivamente em melhorar aqui dentro, pelo futebol capixaba”, comemorou o presidente da Desportiva, Edney Costa.

Técnico da equipe desde abril deste ano, Rafael Soriano chegou à segunda fase de Quadradona do Brasileiro e às semifinais da Copa Espírito Santo.

Rafael Soriano, técnico da Desportiva Ferroviária. Foto: Roberto Pereira Júnior / Divulgação

“Acho que unindo essa boa gestão da federação local com um planejamento melhor que as equipes passaram a ter, daqui a dois ou três anos o futebol capixaba estará em um patamar melhor”, apostou.

O ranking da CBF considera as campanhas em competições realizadas nos últimos cinco anos. O zagueiro David, que passou boa parte desse período na Desportiva, comemora a escalada do clube grená, que em 2013 era o 214º colocado na lista de clubes.

“Temos crescido cada vez mais e me sinto feliz por ter ajudado o clube a subir de posição”, frisou.

Já o Rio Branco, que o ranking anterior era o segundo melhor capixaba, na 126ª colocação, caiu para o 147º lugar na nova lista.

Federações

Gustavo Vieira, presidente da FES. Foto: Jussara Martins

No ranking de federações estaduais, o Espírito Santo desceu uma posição e está na 24ª colocação, à frente apenas de Rondônia, Amapá e Roraima, os três últimos. Foi ultrapassado por Tocantins.

“O desempenho dos clubes do Estado é que faz esse ranking de federações. Infelizmente, Tocantins passou duas fases na Copa do Brasil e isso conta bastante. Isso impacta no número de vagas em competições nacionais, incluindo a Copa Verde”, explicou o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira.

Espírito Santo, do goleador Vitinho, comemora salto

Vitinho, atacante do Espírito Santo FC. Foto: João Brito / ESFC / Divulgação

Entre os times capixabas, o Espírito Santo é o segundo melhor colocado no ranking de clubes da CBF, na 123ª posição. Essa é a segunda vez que a equipe aparece na lista, após o terceiro ano de volta às atividades profissionais — antes, com outra gestão, o clube funcionou entre 2008 e 2013.

No Santo desde 2015, o centroavante Vitinho, de 36 anos, é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube, com 102 jogos. Ao saber da melhora do time no ranking nacional, ele comemorou.

“A gente fica feliz, né? De certo modo, o trabalho está sendo reconhecido. Hoje (ontem) mesmo vi nossa posição e falei sobre isso com os companheiros. Esperamos que nossa evolução continue. A gente está muito confiante que 2018 será para fazermos história”, afirmou.

Na Quadradona do Brasileiro, esse ano, o Espírito Santo caiu nas oitavas de final, nos pênaltis, para o Operário/PR — que terminou como campeão.

“Nosso presidente (Enrico Ambrogini) sempre colocou que a maior glória dele com o clube, investindo no Espírito Santo, seria chegar à elite nacional, subir de divisão e levar o nome do Estado e do clube a outros patamares. A diretoria não tem medido esforços para isso”, disse Vitinho.

Em 2018, o Santo estará novamente na Quadradona, junto com o Atlético Itapemirim.

“Somos nós e o Atlético/ES com essa oportunidade e esperamos que ambos se preparem bem para colocar ao menos uma equipe do Estado na Série C”, ressaltou o atacante.

Saiba mais

O ranking

O ranking da CBF considera a participação dos clubes em competições realizadas nos últimos cinco anos (desde 2012). Para cada ano, são atribuídos pesos diferentes. Evidentemente, o ano atual é o que tem peso maior, assim como a campanha nos torneios nacionais (Copa do Brasil e Quadradona do Brasileiro).

Veja AQUI o ranking completo!

Desportiva Ferroviária

Este ano, o time foi até a segunda fase da Quadradona do Brasileiro, eliminado pelo Operário/PR, que posteriormente foi campeão. Porém, a classificação grená na fase de grupos só foi possível graças a uma decisão do STJD, que tirou pontos do São Raimundo/PA e, assim, fez com que a equipe capixaba herdasse a vaga.

Lance do confronto entre Desportiva Ferroviária e Avaí, no estádio Engenheiro Araripe. Foto: Thiago Coutinho/AT

Na campanha, foram duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Foram seis gols marcados e nove sofridos. Já na Copa do Brasil, a equipe caiu para o Avaí, na primeira fase.

Nos últimos cinco anos, a Desportiva participou da Copa do Brasil (2013, 2014 e 2017) e Quadradona do Brasileiro (2016 e 2017).

Espírito Santo

Pela Quadradona do Brasileiro, o Santo chegou até as quartas de final da competição este ano. É o time capixaba que chegou mais longe no torneio.

Operário/PR x Espírito Santo pelas quartas de final da Quadradona do Brasileiro. Foto: João Brito/ESFC

Essa é a segunda vez que a equipe aparece no ranking da CBF, após o terceiro ano de volta às atividades profissionais – antes, com outra gestão, o clube atuou entre 2008 e 2013.

Desde o retorno em 2015, ano que vem será a terceira vez que participa da Série D. O time se classificou após o vice-campeonato na Copa Espírito Santo, já que o Atlético/ES, que foi campeão, já tinha a vaga por ter vencido o Capixabão.

Reportagem de Acácio Rodrigues

 




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *