X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Brasileiros relatam terror no Haiti

Governo organizou operação para retirada de brasileiros. País enfrenta caos, sem comando e com brigas de gangues nas ruas


Imagem ilustrativa da imagem Brasileiros relatam terror no Haiti
Situação é de tensão permanente e violência nos bairros. Confrontos entre grupos é diário |  Foto: Divulgação

“Dormíamos em cima de uma enfermaria onde todos os dias chegavam feridos com tiros. E muitos perdiam a vida. A população se juntava quando alguém falecia. Quando escutávamos um grito, sabíamos que alguém havia morrido”, relata Lucas Santana, 23.

Voluntário da Missão Belém, organização religiosa que desde 2010 atua em Wharf Jeremi, em uma das áreas de maior violência no Haiti, ele foi um dos sete brasileiros retirados do país na última quarta-feira (10), de helicóptero, rumo à vizinha República Dominicana.

Com o principal aeroporto inoperante devido à violência das gangues e a fronteira terrestre com o único país vizinho fechada por desavenças recentes, o Haiti vive situação semelhante a de um país sitiado.

A operação organizada pelo Itamaraty demandou negociações com um Estado praticamente falido, do lado haitiano, e com Santo Domingo.

Como o depoimento de Santana, natural da zona sul de São Paulo, os relatos de outros brasileiros retirados nessa missão dão conta de retratar uma parcela do drama humanitário que se desenrola no Haiti.

“Acho que um grande problema lá é que a maior parte das casas são construídas de lata; não tem uma estrutura que proteja elas. Elas estão sem proteção no meio dos tiroteios, do fogo cruzado das gangues”, descreve o cearense José Leonildo, 51.

Também voluntário da Missão Belem, essa era a terceira vez que ele estava no Haiti. Sua mão de obra ajudava a erguer um hospital que a organização religiosa tenta construir junto à escola que já possui. Lucas Santana e também Leandro Dantas, 24, outro brasileiro retirado do país, trabalhavam na parte elétrica e eletrônica do projeto.

“Na penúltima e na última vez que estive lá, presenciei corpos de pessoas sendo queimados na rua com pneus”, diz Leonildo, referindo-se a uma prática que tem se tornado comum no país, onde gangues disputam território e atualmente controlam mais de 80% da capital.

Risco de falta de água e de alimentos

Alguns brasileiros tinham desembarcado em Porto Príncipe em janeiro e tinham passagem de volta comprada para o dia 10 de março, justamente poucos dias após grupos armados invadirem o aeroporto e as companhias aéreas pararem de operar, uma vez que não podem garantir a segurança de passageiros e tripulantes.

Quando a embaixada do Brasil ofertou aos quase 70 brasileiros no país a possibilidade de retirá-los dali, aceitaram a proposta imediatamente.

Suas preocupações escalavam. Além da violência corrente, havia o fato de que água e alimentos começavam a escassear em quase todos os pontos do país.

Preocupavam-se com eles mas também com as cerca de três mil crianças cadastradas no projeto da missão evangélica a que pertencem e onde as crianças recebem refeições no local. Hoje a fome atinge 50% da população haitiana.

Angústia

Para Priscila Jodas Pyrhus, 39, brasileira que também deixou o país no helicóptero viabilizado pelo Brasil, partir foi um alívio e uma angústia.

Seu marido é haitiano e não pôde deixar o país com ela, uma vez que a República Dominicana tem nos últimos meses impedido a entrada de cidadãos da nação vizinha, mesmo aqueles que têm visto, pois temem que haja uma migração grande em busca de refúgio contra a situação de caos que tomou conta do Haiti. .

Natural de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ela foi ao Haiti pela primeira vez em 2017 junto a uma missão batista. Conheceu seu esposo, manteve contato à distância e voltou em 2019 para viver. Hoje leciona inglês e literatura em uma escola cristã americana.

Pyrhus vivia na comuna de Delmas, relativamente menos afetada pelas gangues. Diz que às vezes se sentia numa bolha. Mas nem por isso deixou de ser impactada. "Duas vezes sofremos com bombas de gás lacrimogêneo, que entraram na escola e deixaram as crianças desesperadas”, relatou a professora.

Esperança é de criação de um governo de transição

O conjunto de crises sociais, políticas e econômicas no Haiti, que parecia ter observado seu ápice com o assassinato do presidente Jovevel Moïse em 2021, em sua casa, escalou em março passado, com a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry.

As dezenas de grupos políticos do país caribenho tentam negociar a criação de um governo de transição para dialogar com parceiros externos e conseguir receber ajuda de uma missão multinacional para colaborar com sua polícia.

Outro que estava no grupo de brasileiros retirados do país é o frei Aldir Crocoli. Ele vivia no Haiti há vários anos. “Bandidos expulsando moradores, matando gente, pilhando casas; escolas e indústrias fechadas; nada de transporte a não ser moto, nada de combustíveis; bancos que abrem algumas horas em alguns dias da semana, fome, fome... Perspectivas? Só Deus sabe.”

O governo do Brasil está monitorando a crise com grupo especial.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: