X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Estados Unidos e Reino Unido realizam novos ataques contra alvos houthis no Iêmen


Os Estados Unidos e o Reino Unido conduziram uma série de ataques em 18 alvos houthis em oito locais diferentes dentro do Iêmen neste sábado, 24. A ação faz parte dos esforços para retaliar o grupo apoiado pelo Irã, que é responsável por mais de 45 ataques a navios comerciais e militares no Mar Vermelho desde novembro. Segundo comunicado dos EUA, foram atingidos alvos como instalações de armazenamento subterrâneo de armas e mísseis, drones de ataque, sistemas de defesa aérea, radares e um helicóptero. Austrália, Bahrain, Canadá, Dinamarca, Holanda e Nova Zelândia deram assistência à operação.

Oficiais do governo reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Iêmen afirmaram que os ataques foram os mais efetivos desde o início das operações militares lideradas pelos EUA na região. Um funcionário houthi afirmou que alvos militares foram atingidos, mas que os locais já haviam sido evacuados. A operação marcou a quarta vez desde o mês passado que os EUA realizaram operações conjuntas maiores e estratégicas com o Reino Unido e outras nações contra múltiplos alvos simultaneamente. Essas operações são diferentes dos chamados ataques de autodefesa que os EUA têm conduzido rotineiramente nas últimas semanas.

Os ataques Houthi, armados e financiados pelo Irã, têm apresentado desafios para os EUA e seus aliados. Com grande número de mísseis e drones de baixo custo usados para atacar embarcações no Mar Vermelho, as ações do grupo têm se tornado mais "audaciosas". Incidentes recentes incluem um ataque a um navio de propriedade britânica que feriu um membro da tripulação e outro próximo a um navio de propriedade dos EUA que entregava ajuda humanitária ao Iêmen.

No início do mês, os EUA atacaram 85 alvos no Iraque e na Síria para dissuadir novos ataques contra as forças americanas, incluindo o uso de um míssil de precisão especial para eliminar um líder sírio do grupo Kataib Hezbollah, em Bagdá. Este ataque interrompeu temporariamente os ataques às tropas americanas no Iraque, Síria e Jordânia, que conduziam uma missão de treinamento contra o Estado Islâmico. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: