X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Novos destroços encontrados do submersível Titan teriam restos humanos

O submarino implodiu próximo ao local onde o Titanic afundou


Imagem ilustrativa da imagem Novos destroços encontrados do submersível Titan teriam restos humanos
Destroços do Titan |  Foto: Divulgação/ OceanGate Expeditions

A Guarda Costeira recuperou novos destroços do submersível Titan, que implodiu nas profundezas do Oceano Atlântico em junho, matando cinco pessoas a bordo, com possíveis sinais de restos humanos.

Os destroços foram encontrados no fundo do Oceano Atlântico Norte na semana passada, a 500 metros do local de visitação do Titanic, por engenheiros de segurança marítima do Conselho de Investigação Marinha da Guarda Costeira, informou o órgão em um comunicado na tarde desta terça-feira (10).

As evidências recuperadas incluem várias partes dos destroços do submersível, incluindo a tampa traseira de titânio da embarcação, de 6,7 metros, que foram "transferidas com sucesso para um porto norte-americano, para catalogação e análise", diz o comunicado.

"Supostos restos humanos adicionais foram cuidadosamente recuperados dos destroços de Titã e transportados para análise por profissionais médicos dos EUA".

A missão de salvamento, conduzida sob um acordo existente com a Supervisão de Salvamento e Mergulho da Marinha dos EUA, foi uma continuação das operações iniciais de recuperação após a implosão do submersível Titan.

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos EUA e do Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá juntaram-se à expedição de resgate como parte de suas respectivas investigações de segurança.

"O MBI está em coordenação com o NTSB e outras agências de investigação internacionais para agendar uma revisão conjunta das evidências dos destroços de Titã recuperados. Esta sessão de revisão ajudará a determinar os próximos passos para os testes forenses necessários. O MBI continuará a análise de evidências e entrevistas com testemunhas antes de uma audiência pública sobre a tragédia", disse a Guarda Costeira dos EUA, em comunicado.

A tragédia do submersível Titan ocorreu durante uma expedição para observação dos destroços do Titanic no Oceano Atlântico, no dia 18 de junho. A embarcação pertencia à empresa OceanGate e todos os cinco ocupantes morreram após o que provavelmente foi uma "implosão catastrófica" do submersível, a cerca de 3.800 metros de profundidade.

Os destroços encontrados no fundo do oceano levaram as autoridades a afirmar que o submarino Titan implodiu, causando a morte dos cinco passageiros, entre eles o CEO da Ocean Gate, Stockton Rush.

O navio Horizon Arctic, equipado com um robô capaz de navegar em águas profundas, foi enviado ao local da implosão e conseguiu coletar os primeiros destroços, entre eles o cone, uma seção do revestimento externo do Titan, e partes da estrutura de pouso. Possíveis restos humanos também foram encontrados nessa primeira operação.

As partes mais proeminentes dos destroços incluem a tampa frontal de titânio e fibra de carbono do submarino em forma de cilindro, e os flanges de titânio — os anéis de metal colados em cada extremidade do casco cilíndrico de fibra de carbono do Titan.

A interface entre a janela de acrílico e o titânio, as cúpulas hemisféricas ou tampas, e a área onde a fibra de carbono teria sido ligada aos flanges de titânio são as partes principais a serem observadas na investigação.

A implosão ocorreu em razão da pressão externa do mar ter superado a de dentro da embarcação. A pressão exercida em um submersível a 3,8 mil metros de profundidade é equivalente a um elefante apoiado a cada pedaço de 5 x 5 centímetros (25 centímetros quadrados) do casco.

O Titan era feito de fibra de carbono e titânio, dois materiais sobre os quais há pouco estudo sobre como reagem quando sujeitos a várias pressões diferentes. Como é feito de fibra de carbono, a implosão deve ter causado um efeito similar ao de vidro estilhaçado, se partindo em muitos pedaços. Já as partes em titânio provavelmente se comportaram como todo metal, se retorcendo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: