Search
domingo 19 novembro 2017
  • :
  • :

Papa condena uso de celular durante as missas

Papa Francisco

Foto: Divulgação/Vaticano

Cansado de ver fiéis e religiosos usando o aparelho celular para fazer fotos durante as missas, o papa Francisco criticou o uso do aparelho e puxou a orelha dos católicos nessa quarta-feira (8): “A missa não é espetáculo”, disse.

A fala do líder católico ocorreu durante a audiência semanal, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“A um certo ponto, o sacerdote diz ‘corações ao alto?’ Ele não diz ‘celulares ao alto, para tirar foto!’ Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares para cima. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares”, declarou o Papa.

Pároco da Paróquia Perpétuo Socorro, da Praia da Costa, em Vila Velha, o padre Anderson Gomes explicou que o Papa quis chamar a atenção para aqueles que não se atentam ao foco da celebração.

“Vão até lá para tirar foto do Papa, e acabam esquecendo o principal sentido, perdem o referencial. Eles ficam mais preocupados com a pessoa que está ali, do que aquilo que se celebra”, destacou.

Por outro lado, tanto o padre Anderson quanto o padre Adenilson Antônio Schmidt, da Paróquia São Francisco, de Jardim da Penha, Vitória, lembraram que, além daquelas que se distraem, há pessoas que utilizam os aparelhos para acompanhar as leituras, via aplicativos.

Em relação às situações como as que o Papa presencia, padre Adenilson diz que a maioria ocorre por conta de um certo deslumbramento dos fiéis diante do cenário.

Para o padre Roberto Camilato, da Basílica de Santo Antônio, em Vitória, também é comum o toque do celular. “Fotos não são permitidas nessas situações. Mas há um caso ou outro, mais de distração dos fiéis, porque esquecem e deixam o telefone tocar”, destacou.

Reportagem: Jéssica Cardoso




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *