X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

No dia dos 487 anos do Recife, prefeitura entrega última etapa do Parque das Graças

Novo trecho tem 260 metros de extensão e conta com píer, mirantes, passeio público, local para piquenique, bicicletário e mobiliário urbano


Imagem ilustrativa da imagem No dia dos 487 anos do Recife, prefeitura entrega última etapa do Parque das Graças
O Parque das Graças se estende por um quilômetro nas margens do Rio Capibaribe |  Foto: Divulgação/Edson Holanda/PCR

No aniversário da cidade, a Prefeitura do Recife entregou à população mais um presente: a quarta e última etapa do Parque das Graças. O novo trecho tem 260 metros de extensão, entre as imediações da Rua das Pernambucanas e a Rua Joaquim Nabuco, contando com píer flutuante, mirantes, passeio público, área para piquenique, bicicletário, mobiliário urbano e nova iluminação.

No total, o Parque das Graças se estende por um quilômetro nas margens do Rio Capibaribe, da ponte da Torre até a Ponte da Capunga, fruto de investimentos da ordem de R$ 55 milhões. Durante a inauguração, no final da tarde desta terça-feira (12), o prefeito João Campos também anunciou a construção de espaço permanente de apoio para a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e quiosques com banheiros públicos.

“A gente entrega hoje a última etapa do Parque das Graças, com isso ele está 100% entregue, inaugurado. Um parque linear de 1 km, o maior parque linear da cidade. É um novo conceito de cidade que a gente concretiza com essa entrega. As pessoas são valorizadas, a atividade física, a relação com o rio, um espaço público de convivência”, frisou o prefeito João Campos.

O píer mede 162 m2 e comporta barcos de vários tamanhos, desde pequenas embarcações até catamarãs, estimulando ainda mais a navegação turística no Rio Capibaribe, que já conta com pontos de apoio em locais como o Jardim do Baobá e o Cais da Vila Vintém. O acesso ao píer é feito por um mirante, que permite a contemplação do Rio Capibaribe.

Além disso, a população passa a contar com mais um espaço coberto (pergolado) na beira do rio, com estrutura metálica e cobertura em madeira de lei; área de piquenique; bicicletário; jardins, mesas e bancos; 30 postes de iluminação pública, 16 luminárias com projetores de LED e 10 luminárias RGB.

A obra foi executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e também beneficiou a Rua das Pernambucanas, que foi requalificada e ganhou novo piso intertravado até a esquina com a Rua Guilherme Pinto, incluindo trecho com piso mais poroso para facilitar o escoamento das águas. As calçadas foram refeitas em toda a extensão da via, até a Rua das Crioulas.

O Parque das Graças é adequado para bicicletas, patinetes e outras formas de mobilidade ativa. A partir desta terça-feira (12), será permitida a circulação compartilhada entre veículos e ciclistas no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Dr. Osvaldo Salsa, passando pela Rua das Pernambucanas, que permanecerá com sentido duplo. O trecho terá velocidade máxima permitida de 20 km/h, com separação física para garantir a segurança dos pedestres.

Imagem ilustrativa da imagem No dia dos 487 anos do Recife, prefeitura entrega última etapa do Parque das Graças
A biblioteca fica onde funcionava a antiga passarela do Pina, na Av. Herculano Bandeira |  Foto: © Divulgação/Rodolfo Loepert-PCR

Biblioteca Digital

Na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura do Recife inaugurou a Biblioteca Digital Dr. Joaquim Suassuna, no mesmo espaço onde funcionava a antiga passarela do Pina, na Av. Herculano Bandeira. A intervenção foi inspirada em uma experiência de sucesso desenvolvida no México, e recebeu investimentos de mais de R$2 milhões. O equipamento, com área de 290 metros quadrados, fará parte da Rede Compaz e oferecerá atividades com foco em cultura digital e formação de leitores.

No espaço, quarenta computadores estarão disponíveis para atividades de uso livre, cursos e oficinas, mediados por instrutores de TI e arte-educadores. A biblioteca dispõe ainda de duas praças laterais, onde serão ofertadas atividades de arte-educação, cultura e entretenimento.

A decisão de implantar um centro de estudos foi baseada também na presença de várias escolas e entidades de ensino no entorno, bem como na falta de equipamentos de lazer para crianças nessas imediações. O acervo inicial do espaço é de 500 livros, a maioria doada pela família de Joaquim Suassuna.

O projeto teve inspiração na biblioteca da Praça da Colônia Álvaro Obregón, em Iztapalapa, no México, construída a partir da estrutura de um Boeing 737-200 que passou um tempo abandonado no cemitério de aviões do Aeroporto Internacional da Cidade do México. A iniciativa mexicana é uma das experiências de urbanismo social mais destacadas daquele país que, ao levar inovação e cidadania para áreas vulnerabilizadas, transformou o território e seu entorno.

Homenageado

Joaquim de Andrade Lima Suassuna nasceu em 30 de setembro de 1957, no Recife, primeiro filho de Zélia e Ariano Suassuna. Desde pequeno, demonstrava amor pelos livros e desejo em se tornar médico, criando com seus irmãos brincadeiras relacionadas ao ambiente e consultas hospitalares. Ingressou no curso de Medicina em 1976, na Universidade Federal de Pernambuco, e fez Residência Médica em Cirurgia Geral na Universidade de Pernambuco.

Foi cirurgião torácico, sua grande paixão, e onde mais se realizava era no Sistema Único de Saúde. Dr. Juca, como era conhecido, tinha como principal marca a sensibilidade em escutar, a delicadeza nas palavras e o cuidado integral com seus pacientes, familiares e amigos.

Ao longo de sua vida, tornou-se um grande colecionador de livros, formando um acervo composto pelo melhor da literatura universal. Todas as obras doadas - para esta biblioteca que carrega seu nome - representam a continuidade de uma vida: o acreditar no outro, no poder da leitura, no conhecimento e nas oportunidades.

Imagem ilustrativa da imagem No dia dos 487 anos do Recife, prefeitura entrega última etapa do Parque das Graças
Corte do bolo foi no Restaurante Popular do Recife Naíde Teodósio, em Santo Amaro |  Foto: Divulgação/Edson Holanda/PCR

Corte do bolo

Logo após a inauguração da Biblioteca Digital, a Prefeitura do Recife promoveu o tradicional corte do bolo em comemoração ao aniversário de 487 anos da cidade no Restaurante Popular do Recife Naíde Teodósio, em Santo Amaro. Foram distribuídas mais de 1.500 porções do bolo estilo noiva, totalizando cerca de 200 quilos.

“Hoje já inauguramos a biblioteca e agora estamos fazendo a celebração do aniversário e distribuindo o bolo para todas as pessoas que aqui estão. Vamos ter a inauguração do Parque das Graças e muita coisa boa ainda para nossa cidade. Comemorando com as pessoas e de forma solidária, fazendo valer uma terra aguerrida que é o Recife, uma terra que sabe acolher”, destacou João Campos.

A Prefeitura do Recife mantém dois restaurantes populares destinados à população em situação de rua ou insegurança alimentar. Ambos os equipamentos foram inaugurados em 2019 e, juntos, têm capacidade para ofertar até 1.700 refeições por dia, todos os dias. Localizado na Rua do Peixoto, número 449, no bairro de São José, o restaurante popular Josué de Castro oferta almoço das 11h às 14h e jantar das 17h às 20h. Já o restaurante popular Naíde Teodósio oferta almoços das 11h às 14h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: