X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Suape se ergue e deve gerar 2,5 mil empregos a partir de fevereiro

Quando as obras estiverem concluídas, mais 1,7 postos de trabalho serão abertos


Imagem ilustrativa da imagem Suape se ergue e deve gerar 2,5 mil empregos a partir de fevereiro
O empreendimento, primeiro 100% eletrificado da América Latina, terá infraestrutura moderna, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária |  Foto: Divulgação

A APM Terminals Suape finalizou o processo de compra do terreno onde será implantado o terminal portuário localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na Região Metropolitana do Recife. O espaço tem cerca de 50 hectares e pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

As obras devem ser iniciadas até fevereiro deste ano e a previsão é de que entre em operação no segundo trimestre de 2026. Durante o período de construção, 500 empregos diretos e 2 mil indiretos serão gerados. P

or outro lado, mais 350 postos de trabalho direto e 1,4 mil indiretos serão abertos quando o terminal estiver em operação. O investimento total é de R$ 1,6 bilhão.

O empreendimento, primeiro 100% eletrificado da América Latina, terá infraestrutura moderna, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária.

Com a conclusão da primeira etapa, o terminal de contêineres poderá movimentar até 400 mil TEUs por ano e aumentará a capacidade do complexo portuário em 55%, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.

Com tecnologia e processos de ponta, o novo terminal contará com um sistema completo de gestão ambiental e de resíduos; tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição.

Também terá rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Outro diferencial será o uso de RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto, que ampliará a agilidade das operações remotamente, impactando positivamente a produtividade e garantindo mais segurança às atividades.

ROTAS DE LONGO CURSO

Em entrevista ao Estadão/Broadcast , o presidente da APM Terminals Suape, Aristides Russi, disse que a ambição é resgatar as escalas internacionais de Suape, aumentando em 27% as rotas de longo curso do porto.

Hoje, diz o executivo, as cargas de rotas mais longas fazem transbordo em portos como o de Santos , antes de seguirem por cabotagem para Pernambuco .

"O transbordo em outro porto adiciona custos e tempo à cadeia, torna a operação menos atrativa. Com rotas ligando Suape diretamente aos países de origem ou destino das cargas, podemos reduzir o tempo de transporte da Ásia, por exemplo, em 25 dias, de 65 para 40 dias", diz Russi.

Em 2022, a APM Terminals venceu o leilão judicial para a aquisição da área, chamada de Unidade Produtiva Isolada do Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

Desde então, a empresa realizou diversas etapas legais para concretização do negócio, oficializada com a assinatura de compra do terreno. Durante esse período, a companhia também tem atuado no desenvolvimento do projeto de construção do empreendimento.

“Nosso porto, que tem posição geográfica estratégica, com sete capitais nordestinas situadas num raio de 800 km, concentrará volumes ainda maiores de cargas conteinerizadas a serem distribuídas na região e no restante do País, com significativa redução de custos, tornando-se mais competitivo. A APM Terminals é um grupo com atuação mundial e vai atrair rotas de longo curso para Suape, trazendo desenvolvimento para Pernambuco, para o Nordeste e para o país. Estamos muito felizes com a concretização desse projeto”, enfatizou o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

ATUAÇÃO GLOBAL

A APM Terminals desenvolve e opera terminais de contêineres em todo o mundo por mais de meio século. A empresa opera terminais em 64 locais-chave em 38 países ao redor do mundo – e tem vários outros projetos em desenvolvimento. Como uma divisão independente da A.P. Moller-Maersk, a APM Terminals emprega aproximadamente 22.000 pessoas e, em 2022, 30.000 navios escalaram nos seus terminais. Na região das Américas, a APM Terminals opera 14 terminais em 8 países.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: