X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Brinque o Carnaval gastando menos. Veja dicas de um economista

Contrair dívidas para bancar a folia pode comprometer o orçamento familar. Planejamento e opções alternativas são caminhos indicados


Imagem ilustrativa da imagem Brinque o Carnaval gastando menos. Veja dicas de um economista
Participar de blocos locais faz parte da estratégia para economizar |  Foto: Divulgação/Marcos Pastiche/PCR

O Carnaval está próximo,e o que parece ser apenas festa e brincadeira representa também um gasto extra no orçamento das famílias, ainda mais no começo do ano, quando as finanças já estão comprometidas com matrículas e material escolar, pagamento do IPTU e IPVA.  Segundo o economista e professor do curso de Economia do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (Uninassau), Sandro Prado, é possível aproveitar este carnaval sem fazer dívidas, basta planejamento.

"Caso você queira viajar, analise sua condição financeira atual e avalie se poderá arcar com todos os gastos, como: passagens, hospedagem, alimentação, fantasias, bebidas, entre outras despesas, para evitar surpresas. Também não se esqueça dos eventos e passeios turísticos, que são bem comuns nessa época", afirma o economista.

Destinos próximos, estadias em pousadas ou casas de parentes são outras opções mais econômicas e viáveis. “Você também pode desfrutar do carnaval em casa, o que eliminaria diversos custos e possibilitaria aproveitar outras formas de diversão”, orienta.

OPÇÕES ECONÔMICAS

Também há opções para quem planeja brincar o Carnaval curtindo a folia. "Participar de blocos carnavalescos ou eventos locais com preços acessíveis podem ter um bom custo-benefício por alguns terem comida e bebida inclusa durante a concentração. Assim, se tornam alternativas que dá para encaixar no seu orçamento sem abrir mão da diversão. O mesmo vale para fantasias e adereços, que podem ser improvisados usando a criatividade", comenta Sandro.

O professor ainda alerta sobre o uso abusivo do cartão de crédito para conseguir controlar melhor suas despesas. "Os gastos excessivos e impulsivos atrapalham o controle financeiro e, durante o Carnaval não é diferente, já que é habitual as pessoas fazerem compras extras. Opte por pagamentos à vista e se, realmente precisar parcelar, se planeje para pagar a fatura até a data do seu vencimento e integralmente. Aproveite muito os dias festivos, mas não se esqueça que, quaisquer excessos não planejados, podem afetar o seu orçamento futuro e a saúde financeira sua e de sua família ", finaliza o economista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: