X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Justiça por Mirelly: feminicida condenado a 22 anos em Abreu e Lima

A decisão unânime do conselho de sentença reconheceu a autoria do crime


Imagem ilustrativa da imagem Justiça por Mirelly: feminicida condenado a 22 anos em Abreu e Lima
O juiz Felipe Arthur Monteiro Leal presidiu o júri. O magistrado delimitou a pena de 22 anos e dois meses de reclusão |  Foto: Divulgação

Na tarde de quarta-feira (13), o Tribunal do Júri de Abreu e Lima condenou Edvaldo de Moura Oliveira a 22 anos e 2 meses de reclusão pelo feminicídio de sua ex-companheira, Mirelly dos Santos Oliveira.

A decisão unânime do conselho de sentença reconheceu a autoria do crime, qualificado por motivo torpe, emprego de meio cruel e feminicídio.

Segundo as investigações, o crime aconteceu no dia 8 de novembro de 2017. Edvaldo, na época separado de Mirelly há cerca de dois meses, dirigiu-se à casa da vítima com o pretexto de visitar o filho.

Lá, ele a agrediu com uma barra de ferro, derramou gasolina sobre ela e ateou fogo em seu corpo. A jovem, com apenas 22 anos, sofreu queimaduras graves e faleceu 15 dias depois no Hospital da Restauração.

A mãe de Mirelly, Miramir dos Santos Oliveira, presenciou o ataque brutal e relatou o sofrimento da filha em seu depoimento. O promotor de Justiça José Edivaldo da Silva, por sua vez, destacou a premeditação do crime e o desprezo do réu pela condição de mulher da vítima.

"Ele é um perigo para a sociedade e para qualquer mulher que passe na vida dele. Ele tocou fogo nela, jogou gasolina e tacou na minha única filha. Ele já tinha esfaqueado a primeira mulher e tocou fogo na minha filha”, disse a mãe ao longo do dia, muito abatida.

O juiz Felipe Arthur Monteiro Leal presidiu o júri. O julgamento contou apenas com uma testemunha de acusação, a mãe de Mirelly, além do interrogatório do acusado e das alegações tanto da acusação quanto da defesa de Edvaldo. Ela depôs sem a presença do réu.

Segundo o Promotor de Justiça José Edivaldo da Silva, responsável pela acusação, o condenado mostrava desprezo pela condição de mulher da vítima.

“O homem precisa respeitar a mulher. Abreu e Lima não aceita o assassinato cruel de uma jovem na frente de um garoto de quatro anos de idade”, comentou ele, acrescentando que o homem também demonstrou ódio e misogenia no crime.

O réu negou que tivesse premeditado o crime, mas confessou o assassinato. Disse que tinha cometido o feminicídio por ciúmes, uma reação a um caso extraconjugal. A tese foi rebatida pela promotoria.

O promotor apontou para os jurados que o réu já não morava junto com Mirelly e que, no seu entendimento, a ida de Edvaldo de Moura Oliveira para o local do crime com combustível e uma barra de ferro seria um indício de planejamento prévio.

No mesmo dia da morte da vítima, a Justiça decretou a prisão preventiva do acusado, que foi capturado em 28 de novembro de 2017 pela Polícia Civil. Desde então, o réu encontra-se preso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: