X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

“A gente ainda precisa avançar por mais liberdade”, diz governadora Raquel Lyra

Revolução de 1817, papel do estado e reforço na segurança marcaram o 6 de março


Imagem ilustrativa da imagem “A gente ainda precisa avançar por mais liberdade”, diz governadora Raquel Lyra
Raquel enfatizou a necessidade de avançar por mais liberdade, democracia e justiça social na cerimônia da Data Magna de Pernambuco |  Foto: Miva Filho/Secom

Na cerimônia da Data Magna de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) celebrou a memória da Revolução de 1817 e destacou a importância do papel histórico do Estado na luta pela democracia do Brasil. Raquel enfatizou a necessidade de avançar por mais liberdade, democracia e justiça social.

O evento ocorreu nesta quarta-feira (6) em frente ao Palácio do Campo das Princesas e reuniu autoridades e representantes da sociedade pernambucana. Na ocasião, houve a entrega de 120 novas motocicletas para as forças policiais do Estado.

O reforço na segurança também é uma forma de investir no estado de direito. Uma das responsabilidades fundamentais do estado é garantir a segurança e proteção dos cidadãos

O 6 de março resgata a data em que Pernambuco se transformou num país e teve uma constituição própria. A Data Magna é uma homenagem à então capitania pernambucana que se tornou uma nova república independente da Coroa Portuguesa durante pouco mais de 70 dias.

A data é feriado no Estado desde junho de 2017, quando a Assembleia Legislativa instituiu a Lei Estadual 16.059.

Pernambuco demonstra a importância de uma reflexão sobre o papel histórico do Estado na luta pela democracia do Brasil e o quanto a gente ainda precisa avançar por mais liberdade, por mais democracia e por mais justiça social. A Revolução de 1817 precedeu a nossa liberdade, a nossa independência e, aqui no nosso Estado, temos o dever e a missão, junto com Priscila, com o nosso time de Governo, de promover cada vez mais ações e políticas públicas que possam garantir mais igualdade social Raquel Lyra (PSDB), Governadora de Pernambuco

“Hoje, comemoramos a Data Magna de Pernambuco, a data que representa a Revolução de 1817, revolução que fez de nosso Estado um país e uma república. Essa é uma revolução que faz parte de nossa construção histórica e cidadã e que representa os valores democráticos e libertários que defendemos até hoje”, registrou a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).

Durante a cerimônia, presidida pela governadora Raquel Lyra em conjunto com a vice-governadora, ocorreu o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governo. O ato contou com a participação do general de Exército Maurílio Ribeiro, comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Além disso, as gestoras também se envolveram na colocação de uma corbélia de flores no monumento em memória aos heróis da revolução, como parte das homenagens realizadas durante a solenidade. Para encerrar, as tropas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes da maçonaria desfilaram em continência à governadora.

Após a cerimônia da Data Magna, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause realizaram a entrega simbólica das chaves das motocicletas para representantes das forças de segurança pública.

Reforço de motos beneficia especialmente a Polícia Militar

No total, foram adicionadas 170 unidades à frota, das quais 120 foram entregues durante o evento. As 50 motos restantes já foram entregues no início deste ano. Dessas, 162 serão destinadas à Polícia Militar (PM), distribuídas entre as Organizações Militares Estaduais (OMEs) da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão. Seis unidades foram disponibilizadas para o Corpo de Bombeiros Militar na RMR, enquanto duas foram destinadas à Operação Lei Seca no Recife.

“Com essas entregas, vamos poder chegar de maneira mais rápida, eficiente, através das viaturas de motocicletas aqui demonstradas. Todas elas são viaturas novas e a gente continua seguindo o nosso compromisso de dar melhores condições de trabalho aos homens e mulheres militares de Pernambuco, que dedicam todos os dias a sua vida para salvaguardar a nossa”, ressaltou a governadora.

AUMENTO NA FROTA - O reforço de motocicletas representou um aumento de 65% na frota. Segundo o governo, na gestão anterior, eram administradas 258 motos locadas. Além do acréscimo de 170 unidades, a governadora Raquel Lyra renovou as 258 motocicletas até janeiro deste ano.

“Concluímos um processo de entrega de motocicletas, que serão utilizadas pela PM, pelo Corpo de Bombeiros, pela Lei Seca, pela Polícia Civil, nas ações de segurança por todo o estado. Então todos os batalhões, todas as companhias receberam”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Os presentes na soledidade que comemora a Revolução pernambucana

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Joãozinho Tenório, representando a Alepe; a deputada Socorro Pimentel; o desembargador Eduardo Sertório, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco; o desembargador Edvaldo Batista, representando o Tribunal Regional Federal da 5ª Região; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho.

Compareceram também à cerimônia o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro Cavalcanti; a presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, Margarida Cantarelli; a ex-deputada estadual Terezinha Nunes, uma das autoras da lei que instituiu a Data Magna; além do secretariado do Governo e cônsules de vários países.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: