X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Em Pernambuco, novo laboratório promete modernizar investigações criminais

Espaço recebeu R$ 1,1 milhão e conta com os mais modernos equipamentos de perícias


Imagem ilustrativa da imagem Em Pernambuco, novo laboratório promete modernizar investigações criminais
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (21), o Laboratório de Papiloscopia Forense, localizado na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril, na capital pernambucana |  Foto: Miva Filho/Secom

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (21), o Laboratório de Papiloscopia Forense, localizado na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no Recife. O Estado recebeu um investimento de R$1,1 milhão de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça, para implementar a iniciativa.

De acordo com informações da gestão estadual, o laboratório conta com os mais modernos equipamentos de perícias, aumentando a integração com as delegacias de todo o Estado para o suporte na elucidação de crimes e a produção de laudos emitidos pelo instituto.

“Sabemos que para combater a criminalidade de maneira organizada precisamos garantir condições para que os profissionais façam a investigação da melhor forma possível, e hoje estamos dando um passo importante nesse sentido. Temos assegurado novos investimentos para a segurança pública de Pernambuco sem a limitação de recursos que havia no passado, porque segurança pública, para nós, é prioridade”, garantiu Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o laboratório será de grande importância na produção de provas técnicas para a instrução de investigações policiais.

“Precisamos subsidiar a instrução do inquérito com o maior número de provas técnicas, para que a investigação não dependa só do testemunho da vítima ou das testemunhas, porque isso pode mudar com o tempo. Uma prova técnica, porém, é irrefutável”, ressaltou o titular da pasta.

Presente na solenidade, o deputado estadual Antônio Moraes (PP) celebrou a entrega do equipamento. “A inauguração desse espaço é importantíssima para que a polícia possa se atualizar para fazer uma investigação cada vez mais profissional, para que possamos chegar às autorias dos crimes”, pontuou o parlamentar.

A nova Carteira de Identidade Nacional

Imagem ilustrativa da imagem Em Pernambuco, novo laboratório promete modernizar investigações criminais
Na nova identidade, consta apenas o número de CPF e impressão de alta qualidade dificulta a falsificação e garante maior confiabilidade do documento |  Foto: Miva Filho/Secom

Durante a solenidade de inauguração do espaço, a chefe do Executivo estadual ainda lançou a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Pernambuco. Veja entrevista completa sobre o assunto realizada pelo repórter Carlos Simões, na 1ª edição do Jornal da Tribuna (canal 4/Band). Tire todas as dúvidas. A nova identidade terá apenas o CPF como número de identificação. 

Os pernambucanos acima de 60 anos já podem tirar a nova Carteira de Identidade Nacional, que conta com a unificação de dados e, consequentemente, a simplificação da documentação para os governos e para o cidadão. A primeira via será gratuita para toda a população e o cronograma para emissão será divulgado pelo IITB.

O novo documento possui QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento. A CIN traz ainda como novidade um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, tornando o documento reconhecido e eficaz como identificação para viagem internacional.

O cidadão também poderá contar com duas versões do documento: a carteira de identidade física e a carteira digital no aplicativo GOV.BR. A atual Carteira de Identidade possui validade até março de 2032, não sendo necessária a troca imediata do documento.

Participaram da solenidade os deputados estaduais Socorro Pimentel e Eriberto Filho; os vereadores do Recife Doduel Varela, Ronaldo Lopes e Michele Collins; o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; os comandantes da Polícia Militar, coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros; e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luciano Fonsêca; e o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), João Baltar Freire.

Veja os benefícios da nova identidade


1. Maior Segurança:

QR Code: permite verificar a autenticidade do documento, combatendo fraudes e falsificações.

Código MRZ: padrão internacional utilizado em passaportes, facilitando a identificação em viagens internacionais.

Impressão em alta qualidade: dificulta a falsificação e garante maior confiabilidade do documento.

2. Praticidade:

Versão digital: disponível no aplicativo GOV.BR, facilitando o acesso à sua identidade a qualquer momento.

Unificação de dados: substitui a necessidade de diversos documentos, como CPF e carteira de motorista, em algumas situações.

Emissão gratuita da primeira via: reduz custos e torna a identidade mais acessível à população.

3. Integração com Serviços Digitais:

Acesso a serviços públicos: permite a autenticação em diversos serviços online do governo, como Receita Federal e INSS.

Assinatura digital: possibilita a assinatura eletrônica de documentos, agilizando processos e reduzindo burocracia.

4. Reconhecimento Internacional:

Código MRZ: facilita a identificação em viagens internacionais, dispensando a necessidade de outros documentos em alguns casos.

Design moderno e padronizado: torna a identidade brasileira mais reconhecida e confiável no exterior.

5. Benefícios Adicionais:

Durabilidade aprimorada: material mais resistente e com maior vida útil.

Acessibilidade: opções para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Design inovador: visual moderno e atrativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: