X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Ministério Público Eleitoral (MPE) defende cassação do senador Sergio Moro (União)

PT e PL, liderados por Lula e Bolsonaro, respectivamente, estão à frente ações contra ex-juiz


Imagem ilustrativa da imagem Ministério Público Eleitoral (MPE) defende cassação do senador Sergio Moro (União)
As acusações contra Moro se baseiam na suposta realização de gastos irregulares durante o período de pré-campanha em 2022 |  Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Neste 1º dia de abril, o Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou argumentos favoráveis à cassação do mandato do senador Sergio Moro, representante do partido União-PR.

Durante a sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, o procurador Marcelo Godoy leu a manifestação do MPE, que analisa dois processos nos quais o PT e o PL acusam Moro de abuso de poder econômico. As acusações se baseiam na suposta realização de gastos irregulares durante o período de pré-campanha em 2022.

Em 2021, Moro estava filiado ao Podemos e teria realizado eventos de pré-campanha para a Presidência da República. Segundo a acusação, esses eventos resultaram em uma "desvantagem ilícita" para os outros candidatos ao cargo de senador, devido aos "consideráveis investimentos financeiros" feitos antes de Moro deixar o partido Podemos e decidir concorrer ao Senado pelo partido União.

Segundo as alegações, cerca de R$ 2 milhões provenientes do Fundo Partidário foram utilizados no evento de filiação de Moro ao Podemos, incluindo despesas com a produção de vídeos para promoção pessoal e consultorias eleitorais.

Durante sua argumentação, o procurador reafirmou o parecer favorável à cassação, emitido em dezembro do ano anterior, e destacou que uma parcela dos gastos realizados resultou em "benefício pessoal" para Moro.

“A procuradoria manifesta-se pela procedência parcial dos pedidos para que se reconheça a prática do abuso de poder econômico, com a consequente cassação da chapa eleita e a decretação da inelegibilidade do titular [ Moro] e do primeiro-suplente [Luiz Felipe Cunha]”, afirmou.

O julgamento prossegue para a manifestação do voto do relator, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza. Mais seis magistrados poderão votar.

Caso o julgamento não seja concluído hoje, o TRE reservou mais duas sessões para os dias 3 e 8 de abril para o término do julgamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: