X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Recife lança moeda digital social pioneira entre as capitais brasileiras

As Moedas Capiba podem ser trocadas por vales, créditos do VEM, cupom da 99 e do BikePE


Imagem ilustrativa da imagem Recife lança moeda digital social pioneira entre as capitais brasileiras
O lançamento da Moeda Capiba aconteceu na manhã desta terça-feira (02/04) e contou com a presença do prefeito João Campos (PSB) e das empresas parceiras da ação |  Foto: Rodolfo Loepert / PCR

Os recifenses agora contam com uma moeda digital própria dentro do aplicativo Conecta Recife. A novidade é nacional. Segundo a Prefeitura do Recife, a capital pernambucana é a primeira do Brasil a ter uma moeda digital criada para estimular a convivência entre as pessoas e com a cidade de maneira saudável e sustentável.

Para participar é simples: basta cumprir os desafios lançados no app e, automaticamente, Moedas Capiba são acumuladas dentro da carteira digital. Depois, é só trocar por prêmios que ficam dentro da "feirinha", também disponível no próprio aplicativo.

O primeiro desafio é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que desenvolveu a nova funcionalidade dentro do Conecta, com a Secretaria de Esportes. O lançamento da Moeda Capiba aconteceu na manhã desta terça-feira (02/04) e contou com a presença do prefeito João Campos (PSB) e das empresas parceiras da ação.

Segundo o prefeito, uma estrada de mudança na cultura do Recife está sendo pavimentada. “Desde o começo da gestão, nós falávamos sobre criar um programa de gamificação para estimular bons hábitos dos cidadãos através de algoritmos saudáveis, e a construção de uma vida saudável vai desde garantir a vacinação do seu filho, até fazer atividade física”, destacou.

João Campos afirmou ser preciso cuidar da cidade de forma preventiva. “Somos a primeira cidade brasileira a criar uma moeda social como a Capiba e acreditamos que em alguns anos vocês vão ver algumas cidade do Brasil falando sobre o que estamos fazendo aqui, porque estamos construindo um novo futuro através do poder público”, ressaltou o prefeito.

Moedas Capiba em troca de brindes

Imagem ilustrativa da imagem Recife lança moeda digital social pioneira entre as capitais brasileiras
Além das Capibas, os usuários podem acumular selos e avançar de níveis em diferentes desafios |  Foto: Rodolfo Loepert / PCR

Para trocar as Moedas Capiba por brindes, é preciso participar das atividades que são lançadas dentro do próprio app.

Nesse pontapé inicial, estão as Academias Recife e o Cross Recife. Ao agendar e confirmar a presença nas aulas pelo aplicativo Conecta Recife, Moedas Capiba são acumuladas automaticamente.

Outras formas de ganhar moedas incluem responder a um Quiz (jogo de perguntas e respostas) e compartilhar os desafios com outros contatos. Durante o evento de lançamento, o público presente participou de uma votação para decidir os novos pilares da cidade que serão gamificados no Conecta Recife.

Os vencedores, por empate, foram o Cashback de Notas Fiscais e a Vacina Infantil em Dia. O Deputado Federal Pedro Campos (PSB) também estava presente e declarou que vai destinar R$ 1 milhão em emendas para o fomento de projetos da Secretaria de Esportes do Recife.

“A tecnologia entra em cena para estimular as pessoas a criarem e fortalecerem ações mais saudáveis e sustentáveis e o início disso tudo será com as Academias Recife e Cross Recife. A turma que já treina nesses espaços vai ser a primeira a viver essa experiência: ganhar as moedas Capiba e trocar por prêmios que são doados por nossos parceiros", pontua Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Troque suas Moedas Capiba por brindes e benefícios na cidade

Para acessar a nova funcionalidade que passa a fazer parte do aplicativo Conecta Recife e começar a acumular moedas é simples. Basta fazer login no Conecta Recife usando sua senha; na parte superior do aplicativo, há o símbolo do cifrão ($), é só clicar nele e o usuário do sistema encontrará todos os desafios lançados.

Nesse mesmo espaço, é possível acompanhar o número de Moedas Capiba e conferir os produtos disponíveis para troca na "feirinha", como créditos do VEM, cupons da 99 e do BikePE, e vale-compras de empresas parceiras.

"A gente tem buscado, nos últimos anos, levar a cultura da prática esportiva para o maior número de pessoas possível, e colocar a Capiba na rua traz muitas possibilidades para nós. Uma moeda social tem um impacto muito importante para recompensar os recifenses por boas práticas na nossa cidade. É um tipo de programa com potencial gigantesco para ser explorado", comenta Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes.

Moeda Capiba: a nova forma de estimular bons hábitos em Recife

A iniciativa passa a compor as funcionalidades oferecidas dentro do aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para modelos de celulares Android e iOS. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e melhorar a relação entre as pessoas e o Recife.

Na prática, os cidadãos agora terão acesso a desafios de diferentes áreas, como esportes, saúde, meio-ambiente, cultura, por exemplo, desde que estejam relacionados com a prestação de serviços da Prefeitura do Recife.

Concluída as etapas dos desafios, cada participante ganha as Capibas, que depois podem ser trocadas por prêmios e produtos como ingressos, cupons, vale compras e benefícios em diversas áreas, como alimentação, transporte, comunicação e lazer.

Além das Capibas, os usuários podem acumular selos e avançar de níveis em diferentes desafios. Mais à frente será possível participar de desafios coletivos, deixando ainda mais divertida e desafiadora o acúmulo de moedas para ganhar os prêmios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: