X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Lula cumpre agendas em Arcoverde, em Goiana e no Recife nesta quinta-feira

Uma das mais importantes é a inauguração da fábrica de medicamento recombinante da Hemobrás


Imagem ilustrativa da imagem Lula cumpre agendas em Arcoverde, em Goiana e no Recife nesta quinta-feira
Agenda de Lula em Pernambuco tem inauguração de adutora e da fábrica de medicamento recombinante, além da sanção do projeto de lei que cria o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura |  Foto: Reprodução/@canalGOV

O presidente Lula chega a Pernambuco, nesta quinta-feira (3), para participar de três agendas públicas, no Sertão, na Zona da Mata e no Recife, capital do estado. A primeira parada será às 10h, em Arcoverde, cidade que abre as portas para a região sertaneja.

Em Arcoverde, ele vai inaugurar a estação elevatória da primeira etapa da Adutora do Agreste, localizada no Sertão do Moxotó. O sistema de bombeamento triplicará o volume de água do Rio São Francisco, beneficiando 615 mil pessoas na região. A agenda será cumprida ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Às 15h, Lula também participará da inauguração da fábrica de medicamento recombinante (Hemo-8r, medicamento usado para tratamento da hemofilia A), na Hemobrás, em Goiana, Zona da Mata Norte.

Segundo o Ministério da Saúde, o prazo para a população ter acesso ao fator 8 recombinante é de setembro de 2024. Após essa etapa, ainda haverá um processo de nacionalização do produto, que deve ser concluída até 2026.

O fator 8 recombinante é usado para o tratamento e prevenção de sangramentos em pessoas com hemofilia A, uma doença genética rara caracterizada pela deficiência ou anormalidade do fator 8 de coagulação. Essa deficiência impede a coagulação adequada do sangue, levando a sangramentos prolongados e graves.

“O medicamento beneficiará 12 mil pessoas portadoras de hemofilia tipo A, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, disse a ministra Nísia Trindade Lima na tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva.

“A fábrica tem uma importância estratégica porque não podemos ser tão dependentes em produtos tão especiais em várias situações em problemas de saúde, desde doenças raras, como o caso da hemofilia, até problemas de queimaduras”, acrescentou.

Para a ministra, do ponto de vista econômico, a Hemobrás significa a autonomia frente a medicamentos essenciais, domínio de uma tecnologia e capacidade de expansão para novas tecnologias.

Segundo a senadora Teresa Leitão (PT), que participou de coletiva do Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira, a Hemobrás reforça o sistema SUS, dando mais um passo para sua autonomia tecnológica na produção de hemoderivados. Teresa, falou, na ocasião, que Lula também terá uma agenda no Recife, ao lado do prefeito João Campos.

Lula conversará com o prefeito João Campos

“A agenda do presidente Lula mais uma vez se completa, no nosso estado, com políticas fundamentais para o direito da população. Lula vai primeiro a Arcoverde, inaugurar a estação de tratamento de água bruta, esperada por toda a região, depois vai para Goiânia e, depois, vai coroar no Recife com a sanção do projeto de lei que cria o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura. São agendas muito significativas”, disse a senadora. 

O proposto marco regulatório visa assegurar os direitos culturais, promovendo a colaboração entre os diferentes níveis de governo para uma gestão integrada das políticas públicas voltadas para a cultura.

O horário da agenda no Recife não foi confirmado. Na coletiva sobre a Hemobrás, Teresa Leitão estava no evento ao lado do médico Mozart Sales (PT), um dos nomes cotados a vice-prefeito de João Campos na eleição de 2024.

A indicação do vice na chapa de João Campos é uma reivindicação do PT de Pernambuco, mas o tema se tornou espinhoso e deve ser tratado diretamente entre o prefeito e o presidente Lula.

João Campos teria ficado desconfortável, segundo informações de bastidores, pela forma como vinha sendo cobrado para conceder a vice, sem direito de opinar, mesmo estando com uma aprovação de mais de 80%. Em tese, o prefeito não precisaria do PT para se eleger. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: