X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Lula quer indicar vices de Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB)

PT define que o próprio Presidente fará a articulação direta para compor os nomes nas chapas para a eleição no Rio e em Recife


Imagem ilustrativa da imagem Lula quer indicar vices de Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB)
Eduardo Paes, com adesivo do petista na última eleição, e João Campos tem boa relação com o presidente Lula |  Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O diretório nacional do PT se reuniu na terça-feira (26) e foi informado que o presidente Lula vai participar diretamente dos rumos da sigla nas disputas eleitorais do Rio de Janeiro e do Recife. A ideia é que o Presidente atue para convencer os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) a aceitarem que o PT indique o vice de suas campanhas à reeleição.

Paes e Campos têm proximidade com Lula e já participaram de reuniões recentes com ele. A entrada mais incisiva do Presidente nas negociações é uma espécie de aposta final do PT para reivindicar as vices em duas capitais de relevância.

Leia mais sobre Política

No Rio, a situação é vista como mais complicada porque Paes resiste a indicar um petista. O prefeito tem demonstrado preferência por um nome mais ligado a ele, como o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), formando chapa “puro sangue”.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a indicação do vice de Paes precisa ser uma condição para o apoio ao prefeito. “É posição majoritária do partido”.

Apesar dessa postura, é considerada quase impossível a saída da aliança do prefeito, a despeito de alguns quadros do partido, como o deputado Lindbergh Farias, serem contra caminhar com Paes.

De acordo com participantes da conversa de ontem, todas as declarações foram no sentido de apoiar a exigência da vice, mas nenhuma deliberação foi tomada. O secretário de Assuntos Federativos do Ministério da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), André Ceciliano, é apontado como opção do PT para vice na chapa de Paes.

No Recife, há uma disputa interna entre o deputado federal Carlos Veras e Mozart Salles, que trabalha na SRI, pela possível indicação para a vice de Campos. Porém, como o atual prefeito desfruta de amplo favoritismo na eleição, o ambiente é considerado pouco propício a cessões.

Assim como Paes, Campos é cotado para deixar o mandato no meio, caso reeleito, para concorrer ao governo estadual em 2026, o que faz o posto de vice ser cobiçado pelo PT, já que ganharia a prefeitura “de presente” daqui a dois anos.

O PT também pretende resolver impasses em Curitiba, onde se divide entre ter candidatura própria e apoiar Luciano Ducci (PSB), e em João Pessoa, capital em que a sigla também avalia candidatura própria, mas uma ala quer apoiar o prefeito Cícero Lucena (PP).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: