X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Chuva forte atinge cidades do Noroeste do ES e provoca alagamentos

Forte chuva atingiu cidades na tarde de segunda-feira (11)



Imagem ilustrativa da imagem Chuva forte atinge cidades do Noroeste do ES e provoca alagamentos
Água tomou conta de ruas de Itarana |  Foto: Reprodução Instagram @itarana.es

Municípios do Noroeste do Espírito Santo foram atingidos por uma forte chuva na tarde de segunda-feira (11). O grande volume de água em um intervalo curto de tempo provocou transbordamento de rios, alagamentos e queda de barreiras em estradas. 

Em Itarana, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Charles Antônio do Nascimento, informou que o rio Santa Joana transbordou e inundou ruas e avenidas da sede do município e de bairros próximos. A cota de inundação do rio é de 4 metros, mas a água chegou a 5,7 metros, após a chuva de cerca de 50 milímetros. 

O bairro Cohab foi um dos mais castigados pela inundação. A água invadiu casas e comércios. 

No interior, o distrito de Praça Oito, também foi bastante atingido pela chuva e a água invadiu seis casos. Em Vila Bege, foram 11 residências afetadas, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal. 

Bombeiros voluntários de Santa Maria de Jetibá e militares do Corpo de Bombeiros de Colatina se deslocaram até Itarana para ajudar no atendimento às vítimas da forte chuva. 

Apesar do volume de água e dos alagamentos, não há registro de moradores desabrigados e desalojados no município.

Casa de coordenador da Defesa Civil é invadida pela água

Quem sempre atua para auxiliar as pessoas que sofrem os transtornos causados pela chuva, desta vez também precisou ser ajudado. A casa do coordenador de Defesa Civil Municipal de Itarana, Charles Antônio, foi invadida pela água depois que o rio Santa Joana transbordou na segunda-feira (11).

Charles explicou que estava no interior do município atendendo uma ocorrência com profissionais da Defesa Civil Municipal quando a forte chuva começou. Ele fez contato com a família, mas foi informado que a água tinha invadido a residência dele no bairro Cohab, um dos mais atingidos. 

Na manhã desta terça-feira (12), ele relatou que ainda não havia dormido, pois estava dando assistências às vítimas da chuva e também em casa. "Perdi colchão, sofá, tudo. Agora, é trabalhar de novo e agradecer a Deus por não ter tido vitima", disse ele.

Veja vídeo da água passando embaixo da ponte sobre o Rio Santa Joana


Outras cidades

Em São Gabriel da Palha, o prefeito Tiago Rocha, afirmou que a chuva forte durou 20 minutos no município. Esse tempo foi suficiente para causar alagamentos na avenida 7 de Setembro, no Centro. Equipes da prefeitura fizeram a limpeza das ruas com o auxílio de caminhão-pipa. 

Já na cidade de Itaguaçu, estradas ficaram alagadas e ruas do centro do município também. O transporte de saúde de pacientes teve que ser suspenso. 

Veja chuva em Itaguaçu


Também houve registro de alagamentos em bairros de Colatina e São Roque do Canaã. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: