X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Avião interceptado pela FAB em Roraima tinha matrícula cancelada desde 2022

Aeronave sobrevoava o espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami



Imagem ilustrativa da imagem Avião interceptado pela FAB em Roraima tinha matrícula cancelada desde 2022
Avião foi interceptado pela FAB |  Foto: Reprodução/X @Fab_oficial

O avião interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira), nesta segunda-feira (29), perto de terras indígenas Yanomami, em Roraima, estava com matrícula cancelada desde maio de 2022.

A aeronave não tinha autorização para fazer voos. O status de operação do avião está no sistema de consulta do RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), mantido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Avião teve a matrícula cancelada por perecimento. Segundo o RAB, isso ocorre quando um laudo técnico aponta que uma aeronave não pode ser mais recuperada por meio de conserto, ou quando a Anac não tem notícias sobre a operação dela por período maior que 180 dias.

Empresa dona da aeronave teve baixa em 2008. A companhia apontada como a dona do avião no RAB se chamava Comercial Aerotaxi Ltda. O site da Receita Federal diz que a empresa não está mais em funcionamento.

FAB INTERCEPTOU O AVIÃO COM TIROS DE AVISO

Aeronave sobrevoava o espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami. A região é monitorada por ser uma Zida (Zona de Identificação de Defesa Aérea). Em 2023, a FAB iniciou o controle aéreo da área com o objetivo de contribuir para o combate ao garimpo ilegal em Roraima.

O avião foi classificado como suspeito. Aeronave, de modelo Cessna 182, passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais e pela Polícia Federal. Aeronaves E-99, R-99 e A-29 Super Tucano foram empregadas na missão.

O piloto suspeito descumpriu as ordens e a FAB autorizou que fossem disparadas "duas rajadas de tiro de aviso". Um registro em vídeo divulgado pela Força Aérea Brasileira mostra a ação dos militares.

A aeronave fez um pouso em uma pista de terra e o piloto fugiu. Segundo a FAB, um helicóptero foi empregado para o transporte de militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista e de agentes da PF ao local. A Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave.

A FAB não informou o que foi encontrado no avião.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: