X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Sufoco no trânsito para entrar e sair de Jardim Camburi

Moradores reclamam dos engarrafamentos em ruas estratégicas do bairro, em Vitória, e pedem plano de mobilidade urbana


Imagem ilustrativa da imagem Sufoco no trânsito para entrar e sair de Jardim Camburi
Cruzamento da Dante Michelini com a Norte Sul, em Jardim Camburi |  Foto: Kadidja Fernandes /AT

Quem passa pelo bairro mais populoso de Vitória nos horários de pico tem enfrentado um problema antigo: os engarrafamentos na saída e na entrada de Jardim Camburi. Moradores relatam que chegam a gastar até 30 minutos somente para deixar o bairro no caminho para o trabalho.

Morador do bairro há 35 anos, o motorista de transporte escolar Nerildo dos Santos Loyola, de 60 anos, toma o máximo de cuidado para não sair de casa atrasado.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

“Tento sair no máximo até as 6h30. Se eu atraso cinco minutos, já pego trânsito para sair do bairro. Muitos motoristas não conhecem os atalhos e estão acostumados a pegar só a (rua) Carlos Martins, que fica impossível de passar nos horários de pico”, explicou.

O motorista contou que, nos últimos dias, um buraco no cruzamento da avenida Dante Michelini com a avenida Norte Sul, que já foi reparado, piorou a situação. Das três faixas disponíveis, o trânsito só podia seguir por duas, aumentando a retenção de veículos na região.
No mesmo cruzamento, existem seis semáforos, segundo os moradores, dessincronizados, o que provoca lentidão no início da manhã e no final da tarde.

Muitos motoristas optam por utilizar as ruas Carlos Martins, Fortunato de Abreu Gagno e José Celso Cláudio para seguirem em direção ao município da Serra, prejudicando o trânsito da região.

O presidente da Associação de Moradores de Jardim Camburi Bruno Malias destaca que a localização do bairro, ao norte da cidade e ao lado de um município muito populoso como a Serra intensifica o trânsito.

“A gente recebe um fluxo muito grande de veículos que trafegam nessas direções. É um ponto estratégico que precisa ser olhado com muito cuidado, e a associação comunitária está atenta”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Sufoco no trânsito para entrar e sair de Jardim Camburi
O motorista de transporte escolar Nerildo dos Santos toma o máximo de cuidado para não sair de casa atrasado |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Prefeitura

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou, em nota, que o bairro recebe manutenções de sinalização vertical e horizontal periodicamente, logo após análise técnica ou solicitações da população.

Em relação ao sincronismo dos semáforos, a secretaria disse que monitora diariamente o parque semafórico da cidade, fazendo os ajustes quando necessário, em especial, nos horários de pico. “Algumas avaliações estão sendo feitas pelos técnicos do órgão para os acessos ao bairro”, afirmou a nota sobre Jardim Camburi.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) informou que está concluindo o edital de licitação para a contratação do projeto e da obra de uma proposta viária para o cruzamento da Norte Sul com a Dante Michelini.

Proposta para o trânsito em definição

Empreendimentos em Jardim Camburi

Foram aprovados pela prefeitura 41 projetos de empreendimentos para o bairro, sendo 31 no ano passado e 10 neste ano.

Serão 668 novos apartamentos e comércios no bairro.

Mobilidade

Em 2013, um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Transporte da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) identificou que, após a avenida Adalberto Simão Nader, sete em cada 10 veículos que trafegam no sentido de Jardim Camburi têm o município da Serra como destino final.

Novo viaduto

A prefeitura informou que está concluindo o edital de licitação para a contratação do projeto e da obra de uma proposta viária para o cruzamento da Norte Sul com a Dante Michelini.
Em entrevista ao jornal A Tribuna em março deste ano, o prefeito Lorenzo Pazolini comentou que a proposta, que pode ser um viaduto, garantiria fluxo contínuo na região, por meio de conversões diretas e sem semáforos.

O ACESSO pela passagem inferior seria destinado aos motoristas que quiserem acessar a Dante Michelini e a Norte Sul, em ambos os sentidos. Já o acesso pela passagem superior seria destinado para quem vem da orla de Camburi em direção à Norte Sul.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: