X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Recadastramento para aposentados no ES

Servidores inativos do Estado nascidos de janeiro a abril têm até o fim do mês para fazer procedimento e não ter pagamento suspenso


Imagem ilustrativa da imagem Recadastramento para aposentados no ES
Sede do IPAJM, que reforçou o prazo para recadastramento. Etapa presencial deve ser em agência do Banestes |  Foto: Divulgação

Servidores aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) que fazem aniversário nos quatro primeiros meses do ano têm até o final de abril para concluírem as duas etapas obrigatórias do recadastramento deste ano.

O beneficiário que não realizar a prova de vida e a atualização cadastral dentro do período previsto terá o pagamento suspenso até regularizar a situação.

O recadastramento de 2024 dos servidores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril teve início no dia 1º de fevereiro e o prazo para finalizar o procedimento vai até o dia 30 de abril.

Este ano, o recadastramento conta com duas etapas obrigatórias, a presencial, que deve ser feita numa das agências do Banestes, e a atualização de dados cadastrais, no site www.ipajm.es.gov.br.

O coordenador do recadastramento, Gabriel Duque, reforça o alerta aos beneficiários da importância de não perderem o prazo para se recadastrarem.

“O beneficiário que não efetuar as duas fases do recadastramento terá o seu pagamento suspenso até que coloque em dia o procedimento. Portanto, é importante estar atento às datas de quando realizá-lo, e não esquecer de fazer tanto a atualização cadastral quanto a prova de vida, independente da ordem. Em caso de dúvidas, ligar para (27) 3201-3180”, explica.

Para fazer a prova de vida, basta comparecer em qualquer agência do Banestes, portando documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou motorista e CPF.

Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da Prova de Vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais.

“Para facilitar a compreensão do beneficiário sobre como realizar a atualização cadastral, é possível conferir no site, dentro do banner do Recadastramento, um passo a passo de forma bem didática, tanto em versão de vídeo quanto em versão de texto”, disse Gabriel Duque.

Aposentados e pensionistas que moram fora do Estado do Espírito Santo devem fazer a etapa de prova de vida por meio de formulário específico disponível no site do IPAJM.


Saiba mais

Formulário para quem mora fora

- Recadastramento do IPAJM

São duas etapas obrigatórias, presencial no Banestes e atualização cadastral, no site do IPAJM (www.ipajm.es.gov.br). Esclarecimento de dúvidas: pelo telefone (27) 3201-3180.

Quem não fizer o recadastramento terá o pagamento de seu benefício suspenso até que regularize a situação.

- Quem tem que fazer

Aposentados e pensionistas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e do Ministério Público, abrangidos pela Lei Complementar nº 282/2004, e os militares da Reserva, os Reformados e os pensionistas de militares, abrangidos pela Lei Complementar nº 943/2020.

- Prova de vida

Poderá ser realizada em qualquer agência do Banestes no Estado. Confira a mais próxima de sua residência em wwws.banestes.com.br/netib/AgenciasBanestes?tipo=AGN

Documentação necessária: documento de identificação com foto, como carteiras de Identidade e de Motorista, e CPF. Não é necessário levar cópia dos documentos para deixar na agência, basta levá-los (originais) para, na ocasião do recadastramento/prova de vida, apresentar ao atendente.

- Quem mora fora do Estado

Residentes fora do Estado devem se recadastrar/prova de vida por meio de formulário específico disponível no site do IPAJM, segundo previsto no artigo 6º da Portaria nº 13-R. Além da prova de vida, é necessário fazer a atualização de dados cadastrais.

Fonte: IPAJM.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: