X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mapa do Turismo Brasileiro: Vitória é única cidade com nota máxima

Entre os 55 municípios avaliados no Estado, só a capital faturou nota A. No Brasil, avaliação máxima foi dada a apenas 46 cidades


Imagem ilustrativa da imagem Mapa do Turismo Brasileiro: Vitória é única cidade com nota máxima
Praia de Camburi, em Vitória |  Foto: Antonio Moreira- 11/03/2027

Por mais um ano consecutivo, Vitória foi a única cidade capixaba a receber nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro. Somente 46 cidades no Brasil receberam nota A.

A avaliação é feita pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT.

O conceito A se faz importante, pois vai determinar o destino dos investimentos do Ministério do Turismo. E as cidades que estão na categoria têm prioridade e uma atenção maior, uma vez que são cidades de peso para o setor, e precisam ser mantidas e estimuladas.

Imagem ilustrativa da imagem Mapa do Turismo Brasileiro: Vitória é única cidade com nota máxima
O influenciador digital Deivson Santana comemora o resultado |  Foto: Acervo pessoal

Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 2.085 cidades foram analisadas com vocação turística, recebendo notas A, B, C, D e E. No Estado, 55 das 78 cidades foram analisadas.

O resultado é comemorado pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini. “É o ranking mais disputado do Brasil, e a colocação é muito importante para nós porque mostra que nossas atividades nessa área tem tido êxito. Desde 2021, ainda no período de pandemia, debatemos o turismo entre os empresários e toda a cadeia envolvida”.

“Vamos continuar nesse ritmo e acelerar a entrega dos projetos de infraestrutura, como o novo canal de Camburi. Isso movimenta todo o setor produtivo, que vai desde os aplicativos de transporte aos bares e restaurantes”, acrescentou.

Ele destaca ainda que o Estado possui o aeroporto de médio porte mais bem avaliado do País, recebendo 5 milhões de passageiros por ano, o que também agrega para receber nota A.

A classificação definida pelo Ministério do Turismo segue alguns pré-requisitos, como avaliação de legislações municipais específicas do turismo, Conselho Municipal de Turismo ativo, cadeia de serviços e atrativos turísticos, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e Centros de Atendimento ao Turista (CAT's).

O influenciador digital da área de turismo Deivson Santana comemora o resultado. “Eu acredito muito nas potencialidade do turismo capixaba. Sempre que recebo blogueiros de outros estados, eles saem apaixonados. Temos paisagens lindas, gastronomia de primeira. Vitória é uma capital incrível, sendo uma cidade com preço justo para turistar e passear”.

Sete municípios capixabas ficam com classificação B

Das 186 cidades brasileiras que ficaram com nota B, sete são capixabas: Anchieta, São Mateus, Aracruz, Vila Velha, Guarapari, Domingos Martins e Cachoeiro do Itapemirim.

Imagem ilustrativa da imagem Mapa do Turismo Brasileiro: Vitória é única cidade com nota máxima
Guarapari é destino preferido de turistas, principalmente nas férias de verão |  Foto: Roberta Bourguignon

Para o gerente de Educação Profissional e Coordenador das ações voltadas para o Turismo do Senac, Bruno Emilio, a classificação B não deixa de ser importante e poucas cidades conseguem conquistar.

A secretária municipal de cultura e turismo de Domingos Martins, Dulciele Stein, destacou que o município investe em pesquisas para formatar a marca do turismo.

“Temos desde turismo cultural, de aventura, experiência, gastronomia e eventos. Neste sentido, estamos investindo em pesquisas para formatar a marca do turismo do município e, para os próximos anos, desejamos divulgar o município nacionalmente para atrair investimentos e trazer o turista para passar mais tempo na cidade”.

O diretor presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), Fernando Otávio, frisa que um dos motivos para a classificação é a falta de empresas com Cadastur.

“O Cadastur certifica as atividades com regularidade e investimentos em qualidade de atendimento. Dos mais de 130 hotéis e pousadas apenas 33 tem o cadastro, menos ainda são os restaurantes, serviços e outras atividades. Isso reduz a visibilidade do destino”.


Saiba mais

Avaliação segue pré-requisitos

- Mapa do Turismo

Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 2.085 cidades foram analisadas com vocação turística, recebendo notas A, B, C, D, E.

Dos 78 municípios do Estado, 55 foram analisados.

- Nota máxima

A capital Vitória foi a única cidade capixaba a receber nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro. Somente 46 cidades no Brasil, receberam nota A.

Das 186 cidades brasileiras que ficaram com nota B, sete são capixabas: Anchieta, São Mateus, Aracruz, Vila Velha, Guarapari, Domingos Martins e Cachoeiro do Itapemirim.

- Prioridade

As cidades que estão na categoria A do Mapa do Turismo tem prioridade e uma atenção maior do Ministério do Turismo, porque entende-se que são cidades de peso para o setor, e precisam ser mantidas e estimuladas, recebendo mais investimentos.

Portanto, estar no Mapa do Turismo pode abrir portas para receber financiamentos e recursos para desenvolver infraestrutura turística, promover eventos, capacitar pessoal, entre outros atrativos.

- Pré-requisitos

A classificação segue alguns pré-requisitos, como avaliação de legislações municipais específicas do turismo, Conselho Municipal de Turismo ativo, cadeia de serviços e atrativos turísticos, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e Centros de Atendimento ao Turista (CAT's).

Exige também termos de compromisso assinados pelo prefeito e presidente do Conselho Municipal de Turismo, infraestrutura, engajamento da sociedade, receptividade das pessoas ao turista e o que o turismo representa na economia da cidade.

- Ferramenta

O Mapa do Turismo serve como uma ferramenta de planejamento estratégico para os gestores públicos e privados do setor. Ele fornece informações sobre o potencial turístico de cada região, ajudando na identificação de áreas de oportunidade e no desenvolvimento de planos de ação para impulsionar o turismo local.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: