X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Tragédia de Mariana: negociações de acordo são suspensas por impasse financeiro

Em nota conjunta, Poder Público lamentou a paralisação e afirmou que não medirá esforços para responsabilizar as empresas envolvidas


Imagem ilustrativa da imagem Tragédia de Mariana: negociações de acordo são suspensas por impasse financeiro
Rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais, deixou 19 mortos |  Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

As negociações do acordo de reparação dos danos causados pela tragédia de Mariana foram paralisadas nesta terça-feira (5) após um impasse sobre valores. O rompimento da barragem da Samarco, na Região Central de Minas Gerais, ocorreu em novembro de 2015 e deixou 19 mortos.

Em nota conjunta divulgada na tarde desta quarta-feira (6), a União, governos estaduais, Defensorias Públicas e Ministérios Públicos lamentaram a suspensão e afirmaram que não há data prevista para retorno das negociações.

De acordo com o poder público, a paralisação ocorreu após as empresas responsáveis pelo rompimento — Vale, BHP e Samarco — se recusarem a apresentar uma nova proposta financeira, "conforme calendário previamente estabelecido".

Assinam o documento o Governo Federal, os governos dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo — atingidos pelo rompimento da barragem — as Defensorias Públicas da União e dos Estados e os Ministérios Públicos Federal e dos Estados.

De acordo com a nota, as empresas apresentaram "valores insuficientes para a devida reparação do Rio Doce", atingido pela lama vinda da barragem que se rompeu.

"Embora tenha havido evolução nas discussões técnicas, a reparação só será possível com a adoção de medidas que permitam as melhorias ambientais necessárias, a devida compensação às pessoas e aos municípios atingidos e o fortalecimento de políticas públicas em todo o território", diz o poder público em trecho da nota.

Em nota própria, o Governo de Minas Gerais disse lamentar que "Vale, BHP e Samarco não demonstrem responsabilidade social e ambiental com a reparação dos danos causados" pela tragédia que completou oito anos.

O outro lado

Procurada pela reportagem, a Vale afirmou por meio de assessoria de imprensa que continua comprometida com a repactuação e que as negociações seguem em andamento, apesar de uma "pausa de final de ano" publicada pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) — responsável pela condução das negociações. Confira a nota na íntegra:

"A Vale, como acionista da Samarco, continua comprometida com a repactuação e tem como prioridade as pessoas atingidas, representadas desde o início das negociações por diversas instituições de justiça como as defensorias e os ministérios públicos. As negociações seguem em andamento, apesar da pausa de final de ano, conforme já publicado no site do TRF-6.

A companhia confia que as partes chegarão a bons termos quanto ao texto que vem sendo conjuntamente construído antes de definir o valor global do acordo. Como parte do processo de negociação, a companhia está avaliando as soluções possíveis, especialmente no tocante à definitividade e segurança jurídica, essenciais para a construção de um acordo efetivo.

Já a Samarco afirmou que "permanece aberta ao diálogo e segue participando das negociações da repactuação do acordo conduzidas pelo Tribunal Regional da 6ª Região (TRF6), a fim de avançar em uma solução definitiva e consensual, baseada em critérios técnicos, ambientais e sociais".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: